Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Genésio Silva na galeria dos intelectuais

 Quem foi Genésio Silva

"Genésio Silva, irmão de Sabino Silva, também nasceu no distrito de Bonfim de Feira. Seus pais foram Faustino e Sabina Silva, de família ali radicada.

Os irmãos Carvalho, proprietários de uma farmácia em Bonfim, ficaram impressionados com a vivacidade do menino Genésio. Um dos irmãos, João Barbosa de Carvalho, conseguiu que os pais da criança permitissem que a mesma fosse residir com sua família.

Com a transferência da residência de João Barbosa para Feira de Santana, ali Genésio completou o curso primário. Ainda por João Barbosa, foram custeados os seus estudos em Salvador, onde encontrou também o apoio e orientação do professor doutor Arthur Hermenegildo da Silva, seu conterrâneo e catedrático da cadeira de Resistência dos Materiais da Escola Politécnica de Salvador. Diplomou-se em Farmácia, pela Faculdade de Medicina da Bahia.

João Barbosa o estabeleceu com uma farmácia no sertão, mas Genésio persistia no propósito de estudar Medicina na mesma escola em que fizera o curso de Farmácia.

Na faculdade, vários luminares da medicina brasileira foram seus colegas, como Arlindo de Assis e Armínio Fraga. Tornou-se amigo de Armando Sampaio Tavares, o laureado da turma.

Genésio retornou à Feira tendo, naquela cidade, desempenhado com brilho a função de médico. Daí partiu para clinicar no interior de São Paulo, o que lhe deu muita experiência. Em Feira ele se casara com D. Elza Simões, com quem teve três filhos.

Na Revolução de 32, em São Paulo, afirmam que Genésio Silva era o responsável pelos discursos da Rádio Record daquela cidade em defesa da Revolução Constitucionalista. Tivemos oportunidade de escutá-lo algumas vezes embora, naquele tempo, os rádios não funcionassem com perfeição. Seus discursos eram primorosos, colocando a literatura em destaque.

Alguns anos depois, inesperadamente, Genésio visitou Salvador, onde instalou consultório. Já não usava a técnica que aprendera, utilizando a homeopatia com reconhecido resultado. Nessa oportunidade, sempre mantivemos contato com Genésio, em almoços familiares aos domingos.

Foi breve a passagem pela Bahia, apresentando, já, uma certa inquietação. Voltou a clinicar na capital paulista com desembaraço.

O famoso facultativo foi por nós visitado com certa frequência em São Paulo, onde se percebe aceleração do seu estado mórbido. Sua doença era intercalada por períodos normais. Contou com o apoio integral de seu irmão Sabino Silva. Com o prematuro e trágico desaparecimento de sua dedicada esposa, Genésio teve fim melancólico.

Acompanhamos alguns acontecimentos de sua vida e outros detalhes de sua mocidade obtivemos através de D. Davina Carvalho, filha de João Barbosa.

Informa-nos Davina que Genésio foi uma criança serena, demonstrando uma inteligência muito acima do nível comum dos outros meninos e o quanto foi bom músico tocando saxofone. Em Bonfim de Feira, naquela época, havia um grupo de musicistas, do qual Genésio e João Barbosa faziam parte, que davam, concertos musicais em família.

A mesma informante nos diz que foi Genésio o orador da recepção a Ruy Barbosa em Feira de Santana, quando da campanha política daquele grande brasileiro, visitando os sertões baianos.

Não pudemos localizar familiares de Genésio, sendo impossível saber se teve obras publicadas, além da tese de doutoramento, aprovada com distinção.

Sem sombras de contestação, foi Genésio Silva um home de invulgar inteligência, cultura científica e literária.

Feira de Santana deve conservá-lo na galeria dos intelectuais, sem nenhum favor.”

Fonte: "Feira de Santana e o Vale do Jacuípe", de Gastão Sampaio

Nenhum comentário: