Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Filme que inaugurou o Cine Íris há 74 anos

Em 31 de março de 1946, há 74 anos, a inauguração do Cine Íris. A informação é que "Cinco Covas do Egito" (Five Graves To Cairo). de Billy Wilder, 1943. foi o primeiro filme exibido na sala. Outra informação dá conta que o primeiro filme apresentado foi "Eram Cinco Irmãos" (The Sullivan's), de Lloyd Bacon, 1944.

Nesta quinta-feira, a revisão em DVD de minha coleção de "Cinco Covas no Egito", drama sobre a Segunda Guerra Mundial. Único filme do gênero dirigido por Wilder. 

Na impressionante sequência de abertura um tanque britânico vaga sem rumo pelo deserto. A tripulação, exceto pelo cabo John Brumble (Franchot Tone)  está morta, mas o acelerador está preso. Era junho de 1942, o exército britânico, recuando à frente do vitorioso alemão marechal de campo Rommel (Erich Von Strohem). O único sobrevivente na fronteira egípcia encontra refúgio no Hotel Empress of Britain, administrado por Farid (Akim Tamiroff) e que conta com a camareira francesa Mouche (Anne Baxter). Depois de servir aos ingleses, o local será o quartel general alemão, preparado pelo tenente Schwegler (Peter Van Eyck). Para sobreviver, Bramble assume e identidade do garçom Davos. Rommel chega ao hotel e sugere sua estratégia secreta, de codinome as 'cinco covas', que dá título ao filme. E o destino dos britânicos no Egito depende de um cabo, que pode desvendar o segredo do plano alemão.

Este filme utiliza elementos da história da Segunda Guerra Mundial relacionados à campanha militar na África do Norte, que eram bastante atuais na época da produção e lançamento.

Nenhum comentário: