*

*
Clique na logo para ouvir

*

*

terça-feira, 28 de maio de 2019

Vagas lembranças do Cine Theatro Elite


Em 1921, funcionou em Feira de Santana, o Cine Theatro Elite, idealizado por Francisco (Chico) Bahia, que concorria com o Cine Theatro Sant'Anna. O preço da entrada era 1$000 (mil réis), mas chegou a ter entrada gratuita na concorrência com o Sant'Anna, como escreveu Dival Pitombo, no jornal "A Tarde", edição de 16 de junho de 1978, em edição comemorativa da emancipação da cidade. 
Entre os filmes exibidos nessa sala, "Subterrâneo Misterioso", com Dorothy Gish, em 17 de abril; no dia 24 de abril, "com grande exhito levou a sua tela o primeiro film allemão que se exhibiu nesta cidade, intitulado 'Darwin', extraído da obra deste grande naturalista phisiologo inglez, o qual definiu na sua filosofia aquilo que Kant no seu deismo achou impossível de descrever-se", como narrou o jornal noticioso independente e literário "A Flor", que teve edições de 1921 resgatadas na publicação "Memórias" (Foto), de Carlos Mello e Carlos Brito, lançada pelo Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino.
Em 1º de maio daquele ano, a exibição de "A Vida de Napoleão".
Na fonte onde esses dados foram colhidos, o jornal "A Flor", mais nenhuma informação sobre o cinema, localizado na rua Conselheiro Franco, em frente ao Sant'Anna, onde funcionou o escritório da Coelba.

Nenhum comentário: