Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Há 44 anos rotarianos plantaram a semente para construção do presídio regional


Efeméride de 22 de maio de 1975
Fato da maior importância foi à vinda a Feira de Santana do secretário de Justiça, João Carlos Tourinho Dantas para ver “in loco” o estado lastimável em que se encontrava a Cadeia Pública, no imóvel onde hoje funciona a Câmara Municipal.
A ideia de trazer à cidade aquela autoridade foi dos dois clubes de Rotary da época - Rotary Feira de Santana e o Rotary Feira-Leste. Os rotarianos davam inicio a uma campanha em prol de uma nova Casa de Detenção. Como detalhe, o secretário também era rotariano. 
Além dos sócios, várias autoridades participaram da reunião banquete e entre os oradores estavam o médico Mário Sergio Carvalho, o juiz Helio Vicente Lanza, o presidente da Associação Comercial Arnaldo Saback e o prefeito José Falcão da Silva.
O atual Presídio Regional teve sua semente plantada naquela reunião. Na sua fala o secretário foi taxativo: “A cadeia pública de Feira é igual às outras da Bahia, em estado precário”.  Era governador do Estado o professor Roberto Santos.
Logo a iniciativa repercutiu na câmara municipal e o primeiro orador foi o vereador Sinésio Felix, do MDB. Na tribuna elogiou os rotarianos pela presença ilustre e a série de matérias feitas pelo jornal “Feira Hoje”, mostrando a realidade da cadeia pública. 
O vereador destacou duas matérias: “Na Cadeia Pública, gente está vivendo como bicho”, dizia na primeira. A outra manchetou: “Na Cadeia, o pátio das mulheres é também sanitário”. O repórter foi Paulo Norberto, e o fotógrafo Antonio Magalhães. 
Coube ao vereador Antônio Carlos Coelho, também do MDB, apresentar a moção nº 17/75 de parabéns ao jornal que naquele tempo circulava três vezes por semana. Antes da leitura do texto Coelho destacou a missão da imprensa.
Na época o deputado federal Noide Cerqueira era membro da Comissão Parlamentar de Inquérito encarregada de apurar a situação das penitenciárias do Brasil. Aproveitou a CPI e citou a cadeia publica local, exibindo exemplares do jornal “Feira Hoje”.
Fonte: Adilson Simas

Nenhum comentário: