O lobby das montadoras impede há dez anos a
vigência de lei regulamentada em julho de 2007 pelo Conselho Nacional de
Trânsito (Contran), que obriga a instalação de chip (de localização e
rastreamento) nos carros vendidos no Brasil, como forma eficiente de acabar com
o espantoso número de veículos furtados ou roubados todos os anos. As razões
não são as mais nobres: há um "mercado de reposição" de mais de meio milhão de
veículos roubados por ano.
Mercado
lucrativo
Somente em 2016 foram roubados e furtados no Brasil
557.000 veículos, 47.000 a mais que os 510.000 surrupiados em 2015.
Lobby
prevalece
Pela regulamentação, o chip deveria ser obrigatório
a partir de agosto de 2009, mas o lobby da indústria sempre se impôs aos
governos.
Vencendo
pelo cansaço
Após vários adiamentos, o Contran marcou para
janeiro de 2016 o início da obrigatoriedade do chip. Novamente o lobby foi mais
forte.
Alegações
risíveis
Após alegar que chip de R$10 encarece o carro, a
indústria diz agora que "invade privacidade". Tanto quanto chip de celular,
faltou dizer.
Fonte:
Claudio Humberto
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