Venda antecipada de ingressos no Orient Cineplace Boulevard

Venda antecipada de ingressos no Orient Cineplace Boulevard

Em lançamento mundial no Orient Cineplace Boulevard

Em lançamento mundial no Orient Cineplace Boulevard
13 - 15h40 - 18h25 (Dub) - 21h10 (Leg) no Orient Cineplace Boulevard

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Compositor do Hino Nacional esteve em Feira de Santana

Joaquim Osório Duque-Estrada (29/04/1870 - 05/02/1927), o compositor da letra do Hino Nacional Brasileiro, esteve em Feira de Santana, em janeiro de 1908. O registro está na coluna retrospectiva "Vida Feirense", no jornal "Folha do Norte", edição de 18 de janeiro de 1941. A nota dá conta que ele fez conferência no Theatro Sant'Anna, sobre o tema "A Musa do Povo".
Bacharel em letras em 1888, publicou 27 livros - poesias, didáticos, peças teatrais, conferências, traduções e libretos de operas - destacando "Alvéolos", "Flora de Maio", "A Arte de Fazer Versos" e "A Abolição".
Foi critico-literário, mantendo a seção "Registro Literário", no "Correio da Manhã", no "Imparcial" e no "Jornal do Brasil". Em Minas Gerais, foi redator do "Eco de Cataguazes".
Destacou-se no magistério como professor e inspetor-geral de ensino, até o ano de 1902, quando foi nomeado regente interino da cadeira de História Geral e do Brasil no Colégio Pedro II. Voltou à imprensa e colaborou com quase todos os jornais do Rio de Janeiro.
Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1915, na vaga de Silvio Romero, sendo o segundo ocupante da cadeira nº 17, que tem como patrono, Hipólito da Costa.
Em outubro de 1909 elaborou o seu "Projeto de Letra Para o Hino Nacional Brasileiro", aprovado por Decreto em 6 de setembro de 1922, véspera da comemoração do centenário da Independência.

Nenhum comentário: