Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard
15 - 18 - 21 (Dublado)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Excelente filme visto em DVD: "O Quadragésimo-Primeiro"

1. Poster original do filme "O Quadragésimo-Primeir0"; 2. Izolda Izvitskaya faz um atiradora; 3. Fachada do Cine Santanópolis na época em que o filme foi exibido em Feira (Fotos: Divulgação e Arquivo)
Drama que tem a guerra como pano de fundo, "O Quadregésimo-Primeiro" (Sorok Pervyy), excelente filme de Grigori Chukhrai, 1956, foi visto em DVD. Em Feira de Santana, foi exibido nos meados dos anos 60, no Cine Santanópolis. Trata-se de um filme sobre um amor impossível entre uma atiradora do Exército Vermelho e um oficial do Exército Branco. Sobressai muito no filme a fotografia e as interpretações.

Na ação, um grupo de sobreviventes de um destacamento do Exército Vermelho, derrotado numa batalha da guerra civil, vaga pelas areias do deserto do Cazaquistão, com comida e água insuficientes. No grupo, Maria Filatovna (Izolda Izvitskaya) é uma destacada atiradora, que nunca errou um tiro e que contabiliza até aquele momento 38 inimigos mortos. Ao matar mais dois oficiais do Exército Branco, chega à marca de 40. Na caminhada pelo deserto, encontram um grupo de viajantes e seus camelos. Entre eles está um oficial do Exército Branco, tenente Nikolavevich (Oleg Strizhenov). Maria atira nele à distância e diz que o oficial era o seu "quadragésimo-primeiro" (daí o nome do filme). Mas o tenente escapa e é descoberto que ele é o portador de um segredo de guerra, motivo pelo qual decidem poupar a sua vida até que o grupo chegue ao quartel revolucionário. Maria é escalada para tomar conta do inimigo.

O grupo vai diminuindo, devido aos rigores do deserto. Quando chegam ao Mar de Aral, Maria e mais dois revolucionários seguem de barco juntamente com o prisioneiro. Ela vai se enamorando de Nikolayevich. O que resta do grupo é atingido por uma tempestade e os dois companheiros dela morrem afogados. Assim, só ela e o inimigo sobrevivem e conseguem chegar a uma ilha, onde Maria demonstra seu amor pelo tenente, sem nenhuma barreira entre os dois.

Além de Izolda Izvitskaya e Oleg Strizhenov, o elenco é composto por Nikolai Kryuchkov (comandante Ansenti Yevsyukov), Nikolai Dupak (soldado Andrei Chupilko), Georgi Shapovalov (soldado Terentyev), L. Kovylin (soldado Kovylin), Yuri Romanov (soldado Vyakhir), Daniil Netrebin (soldado Semyannin), A. Umuraliyev (soldado Umankul), Anatoli Kokorin (soldado Yegorov), K. Zharkimbayev (Timerkul), e T. Sardarbekova (Altynai).

Um comentário:

Anônimo disse...

ESTE E MUITOS OUTROS FILMES RAROS, EM DVD, EM NOSSO ACERVO
http://memoriatvcinema.net46.net (PARTE)
quem quiser peça listagem direta
magobardo@gmail.com