Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Casa Cor Minas premia os melhores projetos de 2011

A Casa Cor Minas abriu as portas da sua 17ª edição em Belo Horizonte, no sábado, 20, e um júri formado por profissionais especializados já selecionou os melhores projetos da mostra. Foram avaliadas seis categorias: Projeto Mais Original, Projeto Mais Ousado, Melhor Projeto de Uso Público, Melhor Projeto Comercial, Melhor Projeto de Paisagismo, Melhor Projeto em Casa Cor. E ainda haverá um outro júri técnico, ainda em formação, que irá avaliar as questões voltadas para sustentabilidade nos projetos.
A Casa Cor escolheu uma seleção de jurados que possuíssem um olhar apurado a respeito das questões estéticas e que ao longo da visita nos ambientes não houvesse conhecimento da autoria dos trabalhos, para evitar influências de qualquer tipo. A escolha dos projetos premiados é de critério exclusivo dos jurados e os prêmios concedidos para mais de um projeto foram devidos a empates na escolha dos jurados.
O júri foi formado por Dan Zecchinelli, publicitário, Eduardo Gontijo, psicanalista e fotógrafo, Euler Andrade, publicitário, Fernando Ramos, arquiteto, Graça Otoni, estilista, Hélio Lauar, psiquiatra e colecionador de arte, Hindy Brandão, antiquária, Janine Ester, jornalista e editora da Revista Habitat, e Mary Figueiredo, designer.
Confira os ganhadores:
Projeto Mais Original: Bilheteria e Foyer (Foto 1: Divulgação)
Profissionais responsáveis: Mariana Borges, arquiteta, e Thaysa Godoy, designer de Interiores e pós-graduada em design de móveis.
Foyer, palavra de origem francesa, que significa salão nos teatros onde as pessoas possam se reunir durante o intervalo dos espetáculos. Daí nasceu o conceito do projeto das profissionais Mariana Borges e Thaysa Godoy para transformar os 80 metros quadrados de vão livre do espaço em um salão de expectativas, um lounge para receber os amigos, ou, simplesmente, para relaxar e ouvir uma boa música. Tudo isso num misto de cores, sons, formas e tecnologia interagindo-se harmoniosamente bem. A sustentabilidade é uma das características marcantes no ambiente: foi usada madeira de demolição de mais de cem anos restaurada e aplicada em toda a extensão da fachada, piso cimentício que imita com singular perfeição um piso de madeira, lareira à base de etanol e lâmpadas de LED. Toda a marcenaria interna, desenhada com primor pelas profissionais, foi executada com MDF laminado que é um material composto e ecologicamente correto que imita com perfeição uma madeira natural e consegue aplicar ao ambiente uma incrível beleza estética. Um ambiente inteiramente elaborado a partir de um conceito estético antenado às tendências do design e da decoração na busca constante do conforto e da receptividade, perfeitamente adaptável às residências de todos os visitantes que por lá passarem. Este é, entre outros, um dos seus pontos diferenciais: que o visitante consiga vislumbrar a possibilidade de ter em sua residência tudo o que ali está exposto.
Projetos Mais Ousados: Loft Ronaldo Fraga e Home Office
Nome do ambiente: Loft Ronaldo Fraga
Profissional responsável: Cioli Cássius Stancioli, arquiteto e designer.
Idealizado para homenagear o estilista Ronaldo Fraga, o ambiente foi inspirado na vida desse profissional que viaja constantemente e utiliza uma moradia satélite que poderia ser alocada em qualquer lugar do mundo. O espaço integra quarto, banho e cozinha e se baseia no conceito de lofts dos EUA dos anos 70. Utilizou-se o efeito concreto, iluminação industrial, madeira, couro, peças customizadas e de reaproveitamento. A plotagem imitando o ladrilho hidráulico está presente na parede da cozinha (desenho do arquiteto) minimizando custos de fabricação, além da possibilidade de utilização da luz natural pelos grandes vãos em vidro e uso da tecnologia da automação, uma prática que alia conforto e economia. Como diferencial, pode ser destacado o mix de materiais. A memória afetiva do homenageado é resgatada nas plotagens de desfiles e croquis em texturas inovadoras, na colcha de fuxico e no manto "Semblantes" de Bispo do Rosário.
Nome do ambiente: Home Office
Profissional responsável: Sandra Diniz, arquiteta.
No mundo moderno, o tempo vale ouro e está mais curto. As pessoas têm de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. O homem deve ser excelente profissional e ainda estar em forma. E foi pensando no cotidiano de um jovem empresário que a arquiteta Sandra Diniz especificou um home office multiuso, que é a descrição de praticidade e bom gosto. Trabalho, relaxamento e cuidado com o corpo são as propostas do ambiente. A chaise e o painel para TV de vidro convidam a uma pausa. Já a preocupação com o corpo é simbolizada por elementos verticais, como organizador de pesos, a barra para exercício e outros. O revestimento eco dreno de uso externo, porém aplicado no interior do ambiente, a manta acústica impactsoft, a releitura de cimento natado no piso e a praticidade das estantes em drywall, além da mesa e gaveteiros dão o tom sofisticado e prático. A ideologia não poderia ser outra: trabalhar é importante, mas viver com qualidade e prazer é fundamental.
Melhor Projeto de Uso Público: The Art Bistrô e Disco Lounge Interativo
Nome do ambiente: The Art Bistrô
Profissional responsável: Ana Paula Paolinelli, arquiteta.
O ambiente foi todo trabalhado para proporcionar conforto e satisfação ao público da Casa Cor. As tendências essenciais do projeto, escolhidas pela profissional Ana Paula Paolinelli, são as texturas mostradas na feira de Milão de 2011: papel que imita tecido matelassado; painéis em ripas de madeira com alto e baixo no relevo; tiras de espelho bronze que proporcionam textura e movimento ao material polido; mármore travertino sintético, que é ecologicamente correto; assim como o piso PVC, que imita madeira de demolição; deck de eucalipto de reflorestamento; lareira elétrica; lustre de cristal e tecido para sofisticar os ambientes. O mobiliário é vintage e contemporâneo.
Nome do ambiente: Disco - Lounge Interativo
Profissionais responsáveis: Flávia Freitas, engenheira civil, designer de interiores, Light Design, Luciano Costa, engenheiro civil, designer de interiores, máster em Arquitetura, e Maria Aparecida Teles, arquiteta.
Um Disco-Lounge Interativo, medindo 73,80 m2, é a proposta dos profissionais para um dos maiores ambientes da Casa Cor deste ano. Ele traz a nostalgia e o charme do mobiliário vintage convivendo com a ousadia e a tecnologia da música eletrônica. Os criadores convidam o público para uma experiência de envolvimento e de diferentes sensações, já que as pessoas é que escolhem a viagem que querem fazer pelas canções das décadas de 1970 até hoje. O ambiente foi concebido em diferentes níveis, em que cores, texturas e a iluminação conduzem os visitantes até o lounge, passando por um painel interativo que apresenta a árvore genealógica da música eletrônica, onde os usuários podem interagir e conhecer a história da música eletrônica por um visualizador gráfico projetado no ambiente. A sustentabilidade foi uma preocupação em todo o processo de criação. Assim, entre os materiais usados, há um painel de MDF revestido por uma camada de garrafas PET. A iluminação foi toda projetada com cuidados ecológicos, usando LEDs e formando um espetáculo luminotécnico acolhedor e agradável, para as pessoas dançarem e curtirem o ambiente.
Melhor Projeto Comercial: Lounge Clube A
Profissional responsável: Ana Paula Massote Rohlfs, arquiteta.
Alicerçado nos conceitos de sustentabilidade e funcionalidade, o Lounge do Lazer, da arquiteta Ana Paula Massote Rohlfs, terá cinco ambientes integrados: lounge, bilhar, espaço de conversação, espaço leitura e balcão de bar. A intenção é fazer os visitantes se sentirem em casa, o que é tendência na atual arquitetura de interiores. Foram utilizadas 170 peças de pinus, tonalizado e imunizado no tamanho de 4,5 m x 0,25 m, que serão a coluna vertebral deste projeto. As longarinas, o bilhar com design contemporâneo, o castelato, o mármore moon face bruto e piso laminado level são as grandes novidades que merecem destaque no ambiente. Além disso, o jardim com árvores melaleucas, de 4m de altura, dá o toque de descontração no mobiliário em madeira certificada, mesa com cerâmica vitrificada, design da arquiteta, e poltronas contemporâneas.
Melhor Projeto de Paisagismo: Jardim do Encontro (Foto 2: Divulgação)
Profissionais responsáveis: Clarice Maia, Erika Maia, Elvira Guimarães e Pedro Henrique Murta, paisagistas.
O ambiente é um espaço onde as pessoas podem se encontrar, sentar, observar a natureza e apreciar obras de arte. Foi criado a partir de reminiscências da infância no interior, quando as praças eram utilizadas para conversar e encontrar amigos e até fazer footing. Os profissionais Clarice Maia, Erika Maia, Elvira Guimarães e Pedro Henrique Murta criaram um jardim aconchegante, onde as pessoas podem viver experiências visuais e táteis, ricas em texturas, cores, formas, além de observarem as belíssimas obras de um grande escultor mineiro, Leandro Gabriel. O conceito de sustentabilidade é observado nas esculturas que utilizam materiais de refugo, velhas chapas de ferro, velhos discos de tratores e sucatas.
Melhor Projeto em Casa Cor: Sala de TV
Profissional responsável: Bernadette Correa, arquiteta.
O que facilitaria a execução do espaço e ao mesmo tempo criaria um pano de fundo interessante para um ambiente de estar? Uma caixa de madeira. Esse foi o ponto de partida da arquiteta Bernadette Correa para começar a pensar no espaço que é uma sala de televisão. O lyptus foi a madeira escolhida não só pela aparência e textura, mas também por ser ecologicamente correta. Para dar contraste ao uso da madeira, o mobiliário é todo em preto e branco. Mais que uma sala de televisão, a ideia é ser um espaço com usos variados, como leitura, jogos, trabalho, estudo e relaxamento. Arrematando o projeto, uma cortina com tecido em linho branco emoldura a persiana em madeira.
(Com informações de Rossana Assunção, assessora de comunicação da Link Comunicação Empresarial)

Nenhum comentário: