Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard
13 - 15 -16 - 18 - 21 (Dublado)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cortina ou persiana? Que tal os dois?

A integração da cortina com a persiana pode conferir conforto, beleza e muita versatilidade ao lar. A funcionalidade de uma aliada à elegância da outra resulta em combinações de encher os olhos
1. No intuito de inibir a incidência grande de luz e, ao mesmo tempo, deixar o quarto mais acolhedor, as profissionais da Faleiro Guerra Arquitetura optaram pela junção de uso da cortina e persiana (Foto de Gustavo Xavier); 2. As profissionais da AKinteriores também valorizam a união desses dois elemento em seus projetos. Na biblioteca que criaram para a mostra Morar Mais por Menos a cortina e a persiana deram um toque especial ao espaço (Foto de Henrique Salei)
Geralmente o que se vê no ambiente é a cortina ou a persiana. Mas, quem disse que não se pode ter as duas opções em um mesmo espaço? A integração desses dois acessórios traz possibilidades como: vedar totalmente a entrada de luz, integrar ou dividir espaços.
Visando explorar todas as vantagens das cortinas e persianas, as arquitetas Patrícia Guerra e Roziane Faleiro, da Faleiro Guerra Arquitetura, desenvolveram o projeto de um quarto em que unem esse dois itens. "Existem diversos modelos, tanto de cortinas quanto de persianas, que permitem usos cada vez mais elaborados e que trazem muito conforto para seus usuários", defendem as profissionais. No projeto em questão, elas integraram as peças de forma que se complementam com harmonia, conferindo um ar chique e elegante. "O resultado estético da combinação entre a cortina e o reposteiro é incrível. O reposteiro fica apenas no lado direito da parede, além da beleza, essa opção aquece o espaço deixando-o aconchegante", avalia Patrícia. E completa: "Já a persiana ganhou um papel mais funcional, ela veda a entrada da luz solar".
Roziane, aliás, faz questão de destacar as funcionalidades das persianas: "De diversos modelos e tecidos elas trazem inúmeras possibilidades de uso, a gosto do cliente. Têm-se a opção de deixar os vãos inteira ou parcialmente fechados, vedados ou transparentes. Esse material pode ser horizontal ou vertical, de aletas ou tecidos. As persianas geram aconchego. Mas a limpeza deve ser feita por empresas especializadas", alerta.
As cortinas também merecem atenção especial, como lembra Patrícia: "Empregadas com muita frequência, elas aquecem e valorizam os ambientes. Podem ser mais transparentes ou mais opacas. Normalmente, são fabricadas com um tecido neutro por estar fazendo a função de forro; propriedade que causa corpo ao conjunto. O ideal é que se utilize um tecido de 300 cm de largura. Os tecidos acrílicos e com poliéster, são fáceis de manutenção e limpeza".
As profissionais da AKinteriores, Ana Karina Chaves e Klasina Norden, também apreciam o uso de cortinas e de persianas nos projetos de decoração. Elas citam algumas maneiras de usar esses elementos e dar um toque especial ao lar: "A persiana horizontal ao fundo com uma cortina de voil à frente deixa o espaço bastante bonito", opinam. Elas defendem, inclusive, o uso das peças nas cozinhas. "Para ambientes conjugados, com cozinha e copa, é permitido usar a persiana, de material fácil de limpar, na cozinha. As persianas mais modernas possuem grande durabilidade, são de fácil colocação e acumulam menos pó, algumas inclusive vedam até o excesso de som externo".
As arquitetas da Faleiro Guerra, assim como as designers de interiores Ana Karina e Klasina, sempre utilizam persianas e cortinas em seus projetos. Segundo elas, a decoração ganha mais versatilidade. "Podemos vestir os ambientes, proteger o piso e os móveis da incidência direta de luz solar, garantir mais privacidade ao diminuir a luminosidade e outros. Sabendo adequar as diversas alternativas, dá para transformar os ambientes", garantem.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: