Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Parece um sonho

Sentada em poltrona reclinável, olhando para cima, toda compenetrada e abismada, minha neta Marina, cinco anos, esteve na noite desta quarta-feira, 21, no Museu Parque do Saber, para assistir à sessão programada. Com as primeiras imagens do sofisticado planetário SkyMaster, modelo ZKP4 Quinto, em projeção de fibras óticas na cúpula de 13 metros de diâmetro, diante da mais alta perfeição e qualidade na reprodução do céu estrelado com diversos efeitos especiais, ela disse para mim:
- Vô, parece um sonho, né?
De fato, a implantação do equipamento de última geração em Feira de Santana, na Bahia, no Nordeste, no Brasil, que é único na América do Sul, é como se fosse um sonho. Só que é um sonho concretizado, que engrandece a cidade.
O equipamento existe no mundo apenas em mais seis países - Alemanha, Áustria, Coréia do Sul, Estados Unidos (dois), Kuwait e Turquia -, instalados a partir de 2006, quando foi lançado, são:
- Planetarium of the City Tower, Judenburg, Áustria (cúpula de 8.5 m)
- Minikosmos, Lichtenstein, Alemanha (cúpula de 12 m)
- Planetarium of the Kuwait Science Club, em Safat, Kuwai (cúpula de 10 m)
- Lakewiew Museum Planetarium, em Peoria, Illinois, EUA (cúpula de 11 m)
- Bays Mountain Planetarium, em Kingsport, Tennessee, EUA (cúpula de 12.2 m)
- Planetarium of the Bucheon City Library, Bucheon, Coréia do Sul (cúpula de 10 m)
- Planetarium im Wissenschaftspark, em Graziantep, Turquia (cúpula de 10.8 m).

Nenhum comentário: