Grupo Os Imaginários também realiza Oficina de Confecção e Manipulação de Bonecos
Acontece no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), o espetáculo teatral "Fragmentos", com bonecos de manipulação livremente inspirado em "Fragmentos de Teatro I", de Samuel Beckett, sob direção de Sônia Rangel e co-direção de Enjolras Matos. Será encenado no sábado, 8, às 19h30, e domingo, 9, às 9h30.
Ainda no sábado, a realização de Oficina de Confecção e Manipulação de Bonecos, das 10 às 18 horas na OCA. A oficina consiste na confecção de bonecos de manipulação direta e em técnicas de manipulação dos mesmos, resultando em material prático e cênico desenvolvido pelos alunos.
A inscrição está aberta até o preenchimento de 30 vagas. O público alvo são jovens e adultos
Imaginário
"No meu trabalho como artista e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a criação, tema e ato de expressão - comunicação artística, tem sido objeto central e transverso que une ações e pensamentos. Na orientação, fazer revelar ao 'sujeito que olha' aspectos que 'o sujeito que faz' prioriza e atribui, o sentido que cada um vai encontrando como recepção da sua própria criação, percebida e cultivada abrindo-se diálogos nesse dedicado território entre criador e criatura. Nesses diálogos se configura a tentativa de exercer um controle, que será sempre parcial, no entendimento deste enigmático exercício da criação: o sujeito se constrói ao construir a obra, em permanente diálogo com o mundo", conta Sonia Rangel, doutora em Artes Cênicas.
Para ela, "esses princípios fundam a base teórico-metodológica do meu atual projeto de pesquisa: Imaginário e Processos de Criação. vinculado ao Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (Gipecit) no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e à prática do Núcleo de Plástica e Cena que abriga o grupo Os Imaginários: pesquisa em teatro de animação".
O espetáculo "Fragmentos" é síntese e resultado de dois anos de intenso trabalho é fruto dessa construção coletiva, "não poderia ter sido realizado sem a permanência de todos neste extenso percurso de criação", diz Sonia Rangel. Tendo como foco a articulação de duas estéticas: o Teatro de Formas Animadas e o Teatro do Absurdo de Samuel Beckett, a pesquisa para este espetáculo se iniciou em agosto de 2006, e em grupo temos investigado desde então as estéticas acima citadas, passando pela confecção de bonecos e objetos cênicos, chegando ao estudo da manipulação dos bonecos para encenação, pesquisa atual e inesgotável.
- Em seu modo de operar, o grupo tem mantido o mínimo de dois encontros semanais ao longo dos semestres letivos, podendo aumentar essa carga horária quando há necessidade por alguma participação-apresentação em eventos. As discussões para a transposição, tanto de cunho teórico, como de soluções técnicas e estéticas, são feitas coletivamente, por uma abordagem compreensiva, em experimentações das demandas específicas dos personagens-bonecos para a cena, com os ajustes e correções técnicas operadas em ensaios e ensaios abertos. É o caráter dialógico do grupo que opera como metodologia de formação para atores-manipuladores, diretores e cenotécnicos, socializando problemas e aquisições. Além de buscar o rigor para a finalização da pesquisa enquanto espetáculo, todas as situações práticas de atelier, ensaios e recepção foram utilizadas como operadores eficazes no ensino-aprendizagem para as artes cênicas - diz mais.
Ainda no sábado, a realização de Oficina de Confecção e Manipulação de Bonecos, das 10 às 18 horas na OCA. A oficina consiste na confecção de bonecos de manipulação direta e em técnicas de manipulação dos mesmos, resultando em material prático e cênico desenvolvido pelos alunos.
A inscrição está aberta até o preenchimento de 30 vagas. O público alvo são jovens e adultos
Imaginário
"No meu trabalho como artista e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a criação, tema e ato de expressão - comunicação artística, tem sido objeto central e transverso que une ações e pensamentos. Na orientação, fazer revelar ao 'sujeito que olha' aspectos que 'o sujeito que faz' prioriza e atribui, o sentido que cada um vai encontrando como recepção da sua própria criação, percebida e cultivada abrindo-se diálogos nesse dedicado território entre criador e criatura. Nesses diálogos se configura a tentativa de exercer um controle, que será sempre parcial, no entendimento deste enigmático exercício da criação: o sujeito se constrói ao construir a obra, em permanente diálogo com o mundo", conta Sonia Rangel, doutora em Artes Cênicas.
Para ela, "esses princípios fundam a base teórico-metodológica do meu atual projeto de pesquisa: Imaginário e Processos de Criação. vinculado ao Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (Gipecit) no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e à prática do Núcleo de Plástica e Cena que abriga o grupo Os Imaginários: pesquisa em teatro de animação".
O espetáculo "Fragmentos" é síntese e resultado de dois anos de intenso trabalho é fruto dessa construção coletiva, "não poderia ter sido realizado sem a permanência de todos neste extenso percurso de criação", diz Sonia Rangel. Tendo como foco a articulação de duas estéticas: o Teatro de Formas Animadas e o Teatro do Absurdo de Samuel Beckett, a pesquisa para este espetáculo se iniciou em agosto de 2006, e em grupo temos investigado desde então as estéticas acima citadas, passando pela confecção de bonecos e objetos cênicos, chegando ao estudo da manipulação dos bonecos para encenação, pesquisa atual e inesgotável.
- Em seu modo de operar, o grupo tem mantido o mínimo de dois encontros semanais ao longo dos semestres letivos, podendo aumentar essa carga horária quando há necessidade por alguma participação-apresentação em eventos. As discussões para a transposição, tanto de cunho teórico, como de soluções técnicas e estéticas, são feitas coletivamente, por uma abordagem compreensiva, em experimentações das demandas específicas dos personagens-bonecos para a cena, com os ajustes e correções técnicas operadas em ensaios e ensaios abertos. É o caráter dialógico do grupo que opera como metodologia de formação para atores-manipuladores, diretores e cenotécnicos, socializando problemas e aquisições. Além de buscar o rigor para a finalização da pesquisa enquanto espetáculo, todas as situações práticas de atelier, ensaios e recepção foram utilizadas como operadores eficazes no ensino-aprendizagem para as artes cênicas - diz mais.
Ficha Técnica
Direção e Cenografia: Sônia Rangel
Co-direção: Enjolras Matos
Assistência de direção: Rubenval Menezes e Bira Azevedo
Personagens e atores-manipuladores
Cego: Ricardo Stewart, Eliete Teles, Laura Franco
Cadeirante: Emiliano Maximus, Genifer Gerhardt
Operação de luz: Bira Azevedo e Rubenval Menezes
Apoio Técnico: Lico Santana
(Com informações de Socorro Pitombo, da Assessoria de Comunicação do Cuca)
Direção e Cenografia: Sônia Rangel
Co-direção: Enjolras Matos
Assistência de direção: Rubenval Menezes e Bira Azevedo
Personagens e atores-manipuladores
Cego: Ricardo Stewart, Eliete Teles, Laura Franco
Cadeirante: Emiliano Maximus, Genifer Gerhardt
Operação de luz: Bira Azevedo e Rubenval Menezes
Apoio Técnico: Lico Santana
(Com informações de Socorro Pitombo, da Assessoria de Comunicação do Cuca)
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