Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Ibope: Tarcízio Pimenta segue liderando com grande vantagem

Transcrição do relatório sobre pesquisa Ibope/TV Subaé em Feira de Santana – 2ª Rodada:


A segunda pesquisa do Ibope Inteligência para a TV Subaé sobre a disputa pela Prefeitura de Feira de Santana, realizada entre os dias 16 e 18 de setembro de 2008, não apresenta mudanças significativas nas intenções de voto do primeiro colocado, comparada à rodada anterior: Tarcízio Pimenta (DEM) oscila de 50% para 49%. Já a segunda colocação, onde antes havia empate técnico, hoje é ocupada por Sérgio Carneiro (PT), que sobe seis pontos percentuais e atinge 22%, enquanto Colbert Martins (PMDB) mantém os mesmos 12% e Professor Almeri (PSDB) passa de 2% para 3% das intenções de voto.
Nesta rodada, os eleitores que declaram voto branco e nulo são citados novamente por 5%, enquanto o de entrevistados que se declaram indecisos sobre sua intenção de voto cai para 10% (menos cinco pontos percentuais).
Pergunta: Se a eleição para prefeito de Feira de Santana fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria?
Espontânea
Na pergunta sem a apresentação dos nomes dos candidatos, as posições não se alteram: Tarcizio Pimenta permanece sendo lembrado por 43% dos eleitores, número idêntico ao anterior, Sérgio Carneiro sobe cinco5 pontos e registra 18% (antes era 13%) e Colbert Martins registra 11%, enquanto Professor Almeri tem 2% das intenções de voto. Sem o disco com os nomes dos candidatos, 21% dos eleitores afirmam não saber em quem votar e 4% declaram intenção de votar em branco ou nulo.
Destaques por segmentos
Considerando as intenções de voto por segmentos demográficos, quando se observam os eleitores segundo o sexo, Sérgio Carneiro cresce cinco pontos percentuais entre os homens (25%) e sete pontos entre as mulheres (19%). Outro destaque para o candidato ocorre entre os eleitores mais jovens, segmento no qual o mesmo tem crescimento considerável: na faixa entre 16 e 24 anos, o petista cresce de 16% para 25% enquanto seu adversário, Tarcízio, cai de 54% para 48%. Na faixa seguinte, que compreende os eleitores de 25 a 29 anos, Sérgio Carneiro mantém o crescimento e atinge 19% (5 pontos a mais que rodada anterior). Nesta mesma faixa, Tarcízio cai 10 pontos e registra 51%.
No estrato de 30 a 39 anos, a intenção de voto do petista sofre acréscimo de 14 pontos percentuais, atingindo 30%. O mesmo se repete com o democrata, entre os eleitores com 50 anos ou mais, em que o crescimento é de 12 pontos percentuais e sua intenção de voto atinge 57%. Por escolaridade, o destaque é o crescimento de 11 pontos percentuais na intenção de voto do candidato do PT entre os eleitores com ensino médio e superior, que tem hoje 26% da preferência do eleitorado deste segmento.
Quando a análise é feita entre as faixas salariais, Sérgio Carneiro é mais citado entre os eleitores cuja renda familiar é superior a um salário mínimo. Na faixa intermediária (mais de um a dois salários), o candidato sobe nove pontos e aparece com 23%. Para os que recebem mais de dois salários, o crescimento é de seis pontos percentuais (22%), enquanto nesta mesma faixa, Tarcizio Pimenta decresce os mesmos seis pontos (46%). O decréscimo acontece ainda entre os eleitores de renda inferior (até um salário mínimo) em que o democrata cai oito pontos percentuais e registra 49%.
Segundo turno
Foram repetidas as três simulações de segundo turno, entre o candidato Tarcízio Pimenta e seus adversários. Em todas, o candidato do DEM lidera com ampla vantagem e os resultados são:
Tarcizio Pimenta (68%) X Professor Almeri (11%)
Tarcizio Pimenta (60%) X Colbert Martins (24%)
Tarcizio Pimenta (55%) X Sérgio Carneiro (28%)
Rejeição
Tarcízio Pimenta continua com o menor índice de rejeição (18%), enquanto Colbert Martins e Sérgio Carneiro registram 26% e 25%, respectivamente. Professor Almeri é mencionado por 46% dos entrevistados, o maior índice entre os candidatos.
Expectativa de voto
O democrata permanece sendo o mais citado quando os entrevistados são questionados sobre quem será o próximo prefeito de Feira de Santana, registrando 61%.
Avaliação da administração
A administração do prefeito José Ronaldo de Carvalho é hoje considerada ótima ou boa por 84% dos eleitores, oito pontos a mais que a rodada anterior (76%), enquanto 13% a avaliam como regular e apenas 2% classificam-na como ruim ou péssima.
Ficha Técnica da Pesquisa (JOB Nº 1806-2 - Feira de Santana):
Período de campo: A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de setembro de 2008.
Tamanho da amostra: Foram entrevistados 504 eleitores.
Margem de erro: É de quatro pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.
Solicitante: Televisão Subaé LTDA.
Registro: Pesquisa registrada sob número 1316 / 2008 na 154ª Zona Feira de Santana/ BA.
(Com informações contidas na página do Ibope: http://www.eleicoes.ibope.com.br/asp/busca_docInfo.asp)

Nenhum comentário: