Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Chegam equipamentos da cúpula do Teatro Virtual





























Material tem peso bruto de quatro toneladas e veio dos Estados Unidos de navio















Imagens da chegada dos equipamentos da cúpula do Teatro Virtual
Fotos: Basílio Fernandez
A tela de projeção em formato circular com 13 metros de diâmetro do Teatro Virtual, primeira etapa do Museu Parque do Saber, procedente dos Estados Unidos, foi desembarcada na segunda-feira, 29, em Feira de Santana. São quatro caixas com estruturas metálicas e peças de alumínio e cobre, com micro-furos de 2 milímetros, além de galões de tinta especial para pintura da parte interna da cúpula.
Também chegaram suportes que servirão para sustentar as caixas acústicas que serão distribuídas pela cúpula do Teatro Virtual. Todo o material tem o peso bruto de quatro toneladas, divididas em quatro caixas de sete metros de cumprimento.
Esses equipamentos foram adquiridos pelo Governo Municipal sob encomenda, há cerca de oito meses, tempo em que foi produzido pela Artco-Tec Manufaturing, Inc., em Canal Fulton, Ohio. Trata-se de equipamentos específicos para a sala de 13 metros de diâmetro - nos outros cinco planetários existentes no mundo com o ZKP4 Quinto, a cúpula é de 12 metros de diâmetro.
Devido às dimensões das caixas com a carga, a Prefeitura não encontrou transporte aéreo nos Estados Unidos. O material saiu de trem de Canal Fulton, na região centro-oeste do país, para o Porto de Nova York, onde em navio mercante fez viagem de 32 dias para o Porto de Santos, de onde veio, de carreta para Feira de Santana, com percurso durando dois dias.
Assim, todos os equipamentos para a montagem final do Teatro Virtual já se encontram no local. Primeiro, de Jenna, Alemanha, vieram os equipamentos do ZKP4 Quinto, constituídos de projetor equipado com feixe de fibras óticas, computadores, sistema de som, além de cabos e conexões.
Técnicos norte-americanos
Ainda nesta semana chegam os técnicos norte-americanos, junto com instrumentos e ferramentas, para a montagem da cúpula. De São Paulo chegam 60 metros de andaimes especiais, conforme especificação da empresa, para o serviço.
Para essa montagem os técnicos dos Estados Unidos utilizarão feixes de laser para a colocação das chapas onde serão projetadas as imagens, visando maior perfeição. O ambiente para o serviço de montagem encontra-se em fase final da colocação de revestimento acústico, necessário para atendimento de exigências da Carl Zeiss, empresa alemã onde foi adquirido o ZKP4 Quinto. A previsão é que a equipe leve cerca de 15 dias no processo de montagem da cúpula.
O auditório será refrigerado com 21 graus 24 horas por dia, pois as chapas de alumínio da cúpula, de 1,5 milímetro de espessura, não podem sofrer variação térmica.
Após essa montagem da cúpula, começam a ser instaladas por técnicos da Kastrup, de Curitiba, Paraná, as poltronas feitas por encomenda para o auditório do Teatro Virtual. Elas apresentam variação de inclinação, dando maior conforto aos espectadores. São 160 poltronas colocadas em formato circular.
Depois, a vez da chegada dos técnicos alemães da Carl Zeiss, para a montagem do ZKP4 Quinto, levando cerca de 20 dias para completar o serviço. A estimativa de abertura do Teatro Virtual é em meados de novembro.

Nenhum comentário: