Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Governo petista é um "faz de conta"

“Esse governo é um faz de conta, que só vive de falácias, filosofia e planejamento”. Disparou o vereador Renildo Brito (PTC), ao protestar contra a falta de providência para consertar um aparelho quebrado, do Hospital Geral Clériston Andrade, necessário para medir glicemia.
“Trata-se de um gligsímetro, que custa apenas R$ 70,00. Mas há nove meses que este governo (do Estado) está aí inerte, sem ação para nada”, disse, em discurso, nesta segunda-feira, 17, na Câmara Municipal.
Já o vereador Luiz Augusto de Jesus (PSL) atacou o governo Jacques Wagner falando da ação movida na Justiça pelos professores universitários, cobrando uma solução para as negociações da mesa setorial. “Eu quero ver é uma solução para o problema dos professores. De conversa bonita, o inferno está cheio”, ironizou.

9 comentários:

Anônimo disse...

SENADOR NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA O POVO

17/09/2007 14:55:52
http://www.samuelcelestino.com.br/


Semana passada, o plenário do Senado envergonhou a nação ao absolver o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), da acusação de ter contas pessoais pagas por um lobista da construtora Mendes Júnior. O fato gerou grande insatisfação da opinião pública e lotou e-mails de senadores com reclamações ao longo de toda a semana. No entanto, eles perderam completamente o bom senso e assumem, abertamente, que não temem sequer à pressão da socidade, como é o caso do relator do segundo processo contra Renan, o senador João Pedro (PT-AM). "Não tenho medo de declarar meu ponto de vista técnico. Se vai contrariar interesse de A ou B, faz parte do debate", declarou o "nobre" senador.



SEGUNDO PROCESSO CONTRA RENAN SERÁ VOTADO QUARTA

17/09/2007 14:35:24 /
O Conselho de Ética do Senado ouvirá nesta quarta-feira a apresentação do relatório do segundo processo contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), no qual é acusado de tráfico de influência em favor da cervejaria Schincariol. A votação acontece no mesmo dia. A tendência dos senadores é de arquivar o processo, iniciado a partir de uma representação do PSOL.

Anônimo disse...

PROFESSORES PEDEM EXPLICAÇÕES AO GOVERNO NA JUSTIÇA

17/09/2007 07:25:37 /
http://www.samuelcelestino.com.br/

Na última sexta-feira, a Associação dos Docentes da Universidade de Feira de Santana (Adufs) entrou com uma ação na Justiça cobrando explicações do governo sobre o que consideram o encerramento das negociações da mesa setorial de ensino superior. Os professores querem a retomada das negociações, que teve sua última rodada em 25 de junho.
---------------------------
Linda msg sobre a :

A Educação

Um dia desses lemos em um adesivo colado no vidro traseiro de um veículo a seguinte advertência: "minha educação depende da tua"!

Ficamos a imaginar qual seria o conceito de educação para quem pensa dessa forma.

Ora, se nossa educação dependesse dos outros, certamente seria tão instável quanto a quantidade de pessoas com as quais nos relacionamos.

Ademais, se assim fosse, não formaríamos jamais o nosso caráter. Seríamos apenas o resultado do comportamento de terceiros. Refletiríamos como se fôssemos um espelho.

A educação é a arte de formar caracteres, e por conseguinte, é o conjunto de hábitos adquiridos. Assim sendo, como fica a nossa educação se refletir tão somente o comportamento dos outros como uma reação apenas?

O verdadeiro caráter é forjado na luta, na luta por dominar as más tendências, por não revidar uma ofensa, por retribuir o mal com o bem.

Um amigo tinha o costume de dizer: "bateu, levou!" Um dia perguntamos se ele admirava os mal-educados que tanto criticava. Imediatamente ele se posicionou em contrário.

- É claro que eu não aprovo pessoas mal-educadas. Então questionamos outra vez:

- Se não os admira, porque você os imita?

Ele ficou um tanto confuso, pensou um pouco e respondeu:

- É, de fato deveríamos imitar somente o que achamos bonito.

Dessa forma, a nossa educação não deve jamais depender da educação dos outros, menos ainda da falta de educação dos outros.

Todos os ensinamentos do Cristo, a quem a maioria de nós diz seguir, recomendam apresentar a outra face. Imaginemos se Jesus tivesse ensinado: "se alguém te bater numa face, esmurra-lhe a outra", ou então "faz aos outros tudo aquilo que não desejas que te façam". Nós certamente não O aceitaríamos como modelo a ser seguido.

Assim sendo, lutemos por nos educar segundo os preceitos do Mestre de Nazaré, que diante dos momentos mais dolorosos de Sua vida manteve a calma e tolerou com grandeza todas as agressões sofridas.

Não nos espelhemos nos que não são modelos nem de si mesmos. Construamos o nosso caráter com os exemplos nobres.

Quando tivermos que prestar contas às leis que regem a vida, não encontraremos desculpas para a nossa falta de educação, nem poderemos jogar a culpa nos outros, já que Deus nunca deixou a Terra sem bons exemplos de educação e dignidade.

..............................

Não adotemos os constumes comuns que nada tem de normais. O normal é cada um buscar a melhoria íntima com os recursos internos e externos que Deus oferece.

As rosas, mesmo com as raízes mergulhadas no estrume, se abrem para oferecer ao mundo o seu inconfundível perfume.

O sândalo, por ser uma árvore nobre, deixa suave fragrância impregnada no machado que lhe dilacera as fibras.

Assim, nós também podemos dar exemplos dignos de serem imitados



Equipe do site www.momento.com.br, com base em texto de autoria ignorada e no cap. 54 do livro Depois da morte, de autoria de Léon Denis, ed. FEB.

Anônimo disse...

http://www.bahiaja.com.br/

http://www.bahiaja.com.br/noticia.php?idNoticia=2220 (deu neste jornal em 25/05/2007)

O clima continua tenso na Assembléia Legislativa.

A sessão foi reaberta na noite desta quinta-feira, às 20 horas, e o presidente Marcelo Nilo (PSDB) tentou impedir com seguranças o acesso dos professores a algumas áreas da casa, mas, a oposição reagiu e o presidente cedeu.

Os professores ocupam o saguão e as galerias. No saguão promove-se um apitaço.

O presidente tentou conter uma professora que queria falar na galeria e recebeu apupos.

Segundo o deputado Tarcísio Pimeenta (DEM) a segurança da Casa quis retirar a professora, mas, não conseguiu devido protesto dos deputados e dos professores.

Nesse momento os debates prosseguem. A sessão visa aprovar o reajuste dos salários dos servidores de acordo com a proposta aprovada pela Mesa de Negociação, entre 4.4% e 17.28% parcelados e escalonados de acordo com os salários (maiores e menores).




25/05/2007 - 09:12
AL APROVA REAJUSTE À SERVIDORES DO ESTADO EM MADRUGADA DE TUMULTO




Os professores ocuparam o saguão e ficaram até a madrugada na AL (F:BJ)

Em madrugada tensa e após muitas discussões e até a convocação de tropa da PM para proteger os deputados governistas na saída de Assembléia Legislativa, a base do governo, com 32 votos, aprovou às 3h30min desta madrugada de sexta-feira,25, o reajuste para os servidores do Estado, com base no acordado pela Mesa Permanente de Negociação, entre 4.4% e 17.28% e equiparação ao salário mínimo em novembro deste ano.

Grupos de professores ficaram até o final da sessão e vairam os deputados e, durante toda a noite cantaram o refrão "você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão", numa referência explícita ao governador Jaques Wagner.

Os professores sairam da AL às 4 da madrugada e disseram que mantém a greve por tempo indeterminado.

TUMULTO

Os deputados mais atingidos pelas vaias dos professores foram Waldenor Pereira (PT), líder do governo que derrubou a sessão quatro vezes e impediu até colegas (caso de Paulo Rangel - PT - de falar na tribuna - e a oposição, sem número suficiente para obstruir a votação (contava com 18 a 19 parlamentares no plenário) foi vencida às 3h30min, quando aprovou-se o projeto do executivo.

Votação apertada, por sinal, uma vez que os governistas têm entre 38 e 40 votos na AL.

IMAGEM DA AL

Segundo o deputado Tarcísio Pimenta (DEM) foi um espetáculo vergonhoso para a imagem da AL a presença de tropas da Polícia Militar para proteger deputados. Ademais, manchou-se o comportamento da Casa na medida em que a sessão foi marcada para às 20 horas numa tentativa de esvaziar a manifestação dos professores.

- Tudo o que eles faziam, no passado, desta feita se comportaram exatamente ao contrário do que pregavam - frisou Tarcísio.

Para o deputado Waldenor Pereira (PT) a votação foi legítima e todas as nuances durante o processo de apreciação da matéria e votação fazem parte do jogo democrático.

A deputado Maria Luiza (sem partido) retirou-se da AL depois de sentir que o clima é o de mínima civilidade possível.

O deputado Zilton Rocha (PT), professor e antigo defensor da categoria, foi o mais "agredido" muitos professores declarando que ele vai pagar na próxima eleição.

O presidente do sindicato dos professores, Rui Oliveira, se manteve à frente da categoria até o final.

Anônimo disse...

SENHORA, VOCÊ É RICA?

Elas se amontoaram diante da porta - duas crianças abandonadas
em sujos casacos.


- Tem algum papel velho, senhora?


Eu estava ocupada. Eu quis dizer não - até que eu olhei para seus pés. Pequenas e gastas sandálias, ensopadas com a chuva.


- Entrem e eu farei uma xícara de chocolate quente para vocês.


Não houve nenhuma conversa. Elas deixaram as marcas das sandálias encharcadas sobre a soleira e todo o chão da sala.


Eu as levei até a cozinha e lhes servi chocolate quente e torrada com geléia tentando fortalecê-las contra o frio do lado de fora.


O silêncio na cozinha me atravessava. A menina segurava a xícara vazia em suas mãos. O menino perguntou,
- Senhora... você é rica?
- Se eu sou rica? Com certeza, não!


Eu olhei para minha surrada toalha sobre a mesa. A menina colocou sua xícara de volta ao pires - cuidadosamente.
- Sua xícara combina com seu pires. Ela disse com uma voz velha, com uma fome que não era do estômago.


Então as crianças partiram, levando seus pacotes de papéis velhos contra o vento. Elas não disseram obrigado. Não precisavam. Elas tinham feito mais que isto.


Eu fritei minhas batatas e terminei o molho de carne.
Batatas e molho de carne... um teto sobre nossas cabeças... meu marido com um bom e estável emprego. Estas coisas combinavam, também.


Coloquei as cadeiras no lugar, apaguei o fogo e arrumei a sala. As impressões barrentas de pequenas sandálias ainda estavam pelo chão. Eu as deixei lá.


Eu quero que as marcas estejam lá para o caso de eu me esquecer novamente do quanto sou rica.

Anônimo disse...

http://jbonline.terra.com.br/sitehtml/papel/pais/papel/2007/09/17/pais20070917016.html

Opinião: O elogio do indecoro
Antonio Sepulveda, escritor


Ao absolver o indecoroso Renan Calheiros, o Senado Federal, com aterradora coerência, desonra o Brasil e nos cobre de vergonha e constrangimento. Foi mais uma amostra insofismável do desapreço, da indiferença, de parlamentares corporativistas e hipócritas pela opinião de quem lhes outorgou o mandato que aviltaram. A atonia da grande decepção provocada por essa indignidade da escória da política nacional nos frustra como o despertar de um sonho e nos prostra como uma bofetada. Enquanto isso, Renan celebra nossa derrota ao lado dos Mercadantes, dos Sarneys e de outros cúmplices.


E sequer podemos anotar os nomes dos canalhas que votaram contra nossa vontade em uma lista de lembretes a ser guardada, caprichosa e sadicamente, junto ao título de eleitor. Votaram em sessão secreta, ou melhor, às escondidas, como conspiradores que almejam o fim do democratismo. Com sofismas odiosos, optaram por esconder suas intenções daqueles que os elegeram para que os representassem e votassem segundo seus anseios.


O processo contra o senador Renan arrastou-se por pouco mais de 120 dias. Num cenário de deboche, inacreditavelmente, foi conduzido pelo próprio Renan que interferiu, com extremo descaro, em todas as etapas.


E a farsa vai continuar. Ele tem mais duas acusações a responder, ambas por quebra de decoro, e talvez ainda uma terceira. Há indícios consistentes de que Renan tenha livrado uma cervejaria de dívidas com o INSS e, em troca, a tal cervejaria comprou à família Calheiros uma empresa de refrigerantes falida. Curiosamente, o relator do processo faz parte da tribo: é o senador João Pedro (PT-AM).


Ainda sem relator nomeado, consta a aquisição por Renan, em sociedade com o usineiro João Lyra, de um jornal e duas emissoras de rádio em Maceió. Renan é acusado de ter usado laranjas na operação.


Uma terceira denúncia ainda não virou processo. O advogado Bruno Lins, afilhado de casamento, sustenta que Renan encabeçou um esquema de arrecadação de dinheiro em ministérios controlados pelo PMDB. Enfim, convenhamos: boa bisca, decididamente, o senador não é.


Apesar de tudo isso, para indignação do povo que representa, o Senado da República entende que Renan Calheiros é um devoto congregado mariano. É a apologia da bandalheira, o elogio do indecoro.


É por essas e outras que a opinião pública tem os políticos patrícios em tão baixa conta. Eles pouco ou nada fazem para merecer alguma respeitabilidade. Pelo contrário, quando imaginamos haverem aprendido alguma coisa, afundam na imundície de novos desatinos, movidos pela ambição, pela falta de escrúpulos ou por simples desdém aos mais elementares preceitos éticos. As diatribes mais ferozes não os demovem das práticas deploráveis que povoam os noticiários. Infelizmente, esse exercício contínuo de desrespeito aos eleitores ocorre com a aparente complacência desses mesmos eleitores, que teimam em reeleger as figuras de sempre, de extensas folhas corridas.


Talvez seja verdadeira a crença de que o brasileiro, embora politizado, tenha memória curta. É possível que, ao percebermos que os nossos representantes não correspondem ao que deles se esperava, lhes procuremos desculpas para as falcatruas, como se nós mesmos as tivéssemos cometido.


Alguém, com rara felicidade, comparou o político à fralda: ambos devem ser trocados constantemente e pelo mesmo motivo. Nossos senadores acabam de nos brindar com uma demonstração cabal de que esse cotejo anônimo tem o respaldo dos fatos. É pois caso para trocá-los como se fossem fraldas sujas. É não reeleger ninguém, exceto aquelas ínfimas exceções que, bem contadas, mal chegam aos dois dígitos. É despedi-los aos magotes e procurar esquecê-los. É incutir sangue novo em Brasília e recomeçar a vida por caminhos honrados. Se errarmos de novo, paciência. Sigamos com a prática até que aprendam a respeitar nosso voto. Com esses que aí estão, já sabemos, o Brasil não vai chegar a lugar algum.

Anônimo disse...

http://www.cronicasdabahia.com.br/cronica.php?idCronica=semana



LEVANTA TUA VOZ BAHIA

Desde que o líder sindical Lula da Silva (PT) elegeu-se presidente da República, em primeiro mandato (2003/2006) e, mais recentemente, com sua reeleição acrescida com a ascensão de Jaques Wagner (PT), na Bahia, em 2006, que instituições nacionais com capítulos ou seccionais na Bahia, e outras nitidamente baianas, têm modificado (e muito) seus comportamentos. Antes, atuantes em defesa dos trabalhadores, de causas sociais e ambientais, dos direitos humanos e outros, se transformaram em coadjuvantes de um processo político que, pelo menos até agora, não modificou a situação da população economicamente ativa.

Ou seja: os trabalhadores (salvo raras exceções) continuam ganhando baixos salários, a violência só tem aumentado no país, as tragédias ambientais da mesma forma, os problemas sociais se avolumam e as questões relacionadas com os direitos humanos e outros, se situam no mesmo plano das décadas de 1980/1990 ou até bem piores. Agora mesmo, tivemos alguns momentos e eventos que revelaram o quanto essas instituições, ordens, organizações, associações e sindicatos modificaram suas condutas.

No último dia 1 de maio, por exemplo, o que se assistiu em Salvador foi a disputa por grandes platéias em shows promovidos pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), no Farol da Barra, área que os operários abominavam porque era terreiro nobre da cidade; e a Frente Sindical, na Praça Castro Alves, esta com o sorteio de eletrodomésticos para regalar seus associados. De resto, como pôster reivindicatório da categoria, só uma imagem de Che Guevara, aposto acima de um cartaz da operadora de celular Vivo. Viva o Che, pois.

No mais, tanto CUT; quanto a Força, levaram bandas de pagode e de reaggae para animar a galera, atropelando a data histórica com gritos do Psirico e batidas dos couros do Ilê Aiyê. O presidente da CUT, em pose de artista de TV, chegou a apresentar-se na telinha, em comercial, convocando os trabalhadores para o seu evento.

O essencial, a luta dos trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho, pouco ou quase nada.

Outros exemplos sintomáticos dessas mudanças de comportamento ocorreram na Bahia, desde janeiro último, quer com o assassinato do servidor municipal, Neylton Souto, no interior da Secretaria de Saúde do Município de Salvador; quer diante da tragédia ambiental que se abateu em localidades do Recôncavo costeiras à Baía de Todos os Santos, com a morte de aproximadamente 50 toneladas de peixes, proibição da pesca e milhares de famílias passando necessidades; quer perante contratações de novos servidores estaduais pelo Regime de Direito Administrativo (REDA); ou no caso da agressão à Orla Atlântica de Salvador pela Prefeitura.

E daí? Protestos mesmo só da imprensa.

Aliás, a única que tem se mostrado altiva, sem encobrir este ou aquele caso, mostrando a realidade dos fatos e dando oportunidade a opiniões dos dois lados da notícia, sem, contudo, abrir mão do seu senso crítico.

No mais, uma vergonha, um amofinamento geral das instituições, um compadrio sem limites, um acoberta daqui e dali sem pudores, que está fazendo com que essas organizações percam credibilidade, percam até a função de existirem.

A polícia mandou prender uma subsecretária da Saúde de Salvador e uma consultora indicada por um secretário de Estado, envolvidas no crime de Neylton.

E, se o fez, não teria cometido irresponsabilidade. Determinou que as duas fossem para o xadrez porque teria mínimas provas para tal. E o que aconteceu? As mulheres além de serem soltas, vários órgãos da área médica publicaram matérias pagas nos jornais de Salvador as defendendo. Um órgão, inclusive, que é de fiscalização da profissão médica.

No caso da tragédia ambiental da Baía de Todos os Santos, nem o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, que é homem de extrema fé em Deus acreditou no que foi divulgado como causa morte dos peixes e mariscos. E, um órgão de defesa ambiental, o CRA, se transformou em órgão assistencialista.

E os advogados? E os arquitetos? E os ambientalistas? E os engenheiros? E os procuradores? Nada. Silêncio total de suas instituições representativas, neste e nos outros casos.

O REDA que era o demo, que era lúcifer, que significa belzebu, de repente, não mais do que de repente, se transformou numa coisa boa, digerível, no paraíso tropical, pois, é bom porque gera empregos e aqui na Bahia não existem empregos.

Assim como a Cesta do Povo que era um ninho de ratos, uma camarilha, agora é boa porque regula preços, vai ser balcão de hortigranjeiros, não vai pagar propaganda de artistas da axé e assim por diante.

Uma instituição universitária da Bahia, a mais tradicional, a mais respeitada, aquele que formatou as gerações que hoje e em décadas passadas de 1980 para cá dirigem o Estado, são a inteligência baiana, vê seu nome envolvida em contratos que são considerados suspeitos com a Secretaria de Saúde do Município e nada.

Ninguém diz nada! Ninguém esclarece nada! O saudoso reitor Edgard Santos deve estar dando voltas em torno do salão de reflexão do céu. Santo, santo, santo.

O governo do Estado nomeou um engenheiro eletricista para a área de comunicação social e a prefeitura colocou uma professora como subsecretaria de comunicação do município. Não é fantástico! É. Vamos comer brioches com a saudosa rainha Leolpodina.

Já anunciaram, também, o cancelamento ao prêmio Jorge Amado e a área cultural do governo não quer nem ouvir falar em bicentenário da chegada da família real ao Brasil.

E aí, meus senhores das letras, da geografia, da história, da literatura, vão também permanecer calados?

A Bahia nunca foi submissa a nada, nem na época da recente ditadura militar. Daí que, não pode amordaçar sua consciência e sua inteligência.


Tasso Franco

Anônimo disse...

Já que Renato Russo está sendo homenageado, resolvi fazer minha parte pra ver se o povo se revolta
A música que segue foi feita em 1993 e parece que foi feita ontem, pois o país da gente está cada dia pior.
Daqui em diante façam o que a consciência de vocês mandarem...

Um brasileiro revoltado...

Legião Urbana - Perfeição

Vamos celebrar a estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja de assassinos
Covardes, estupradores e ladrões

Vamos celebrar a estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso estado que não é nação

Celebrar a juventude sem escolas
Crianças mortas
Celebrar nossa desunião

Vamos celebrar eros e thanatos
Persephone e hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade

Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta de hospitais

Vamos celebrar nossa justiça
A ganância e a difamação
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a água podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras e sequestros
Nosso castelo de cartas marcadas
O trabalho escravo
Nosso pequeno universo
Toda a hipocrisia e toda a afetação
Todo roubo e toda a indiferença
Vamos celebrar epidemias:
É a festa da torcida campeã

Vamos celebrar a fome
Não ter a quem ouvir
Não se ter a quem amar
Vamos alimentar o que é maldade
Vamos machucar um coração

Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado de absurdos gloriosos
Tudo que é gratuito e feio
Tudo o que é normal
Vamos cantar juntos o hino nacional
A lágrima é verdadeira
Vamos celebrar nossa saudade
E comemorar a nossa solidão

Vamos festejar a inveja
A intolerância e a incompreensão
Vamos festejar a violência
E esquecer da nossa gente
Que trabalhou honestamente a vida inteira
E agora não tem mais direito a nada

Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta de bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo isso
Com festa, velório e caixão
Está tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou esta canção

Venha, meu coração esta com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão
Venha, o amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça:
Venha que o que vem é perfeição...

Anônimo disse...

Alerta

http://www.tribunadabahia.com.br/


Deu na coluna de Cláudio Humberto, ontem: “A oposição ao governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), ameaça barulho contra uma influente assessora dele que em 1986 participou de assalto a banco, em Salvador, a pretexto de mandar dinheiro à revolução sandinista da Nicarágua. O País, redemocratizado, era presidido por José Sarney”.

Anônimo disse...

Educação zero

http://www.tribunadabahia.com.br/

A Bahia ganhou mais um título de campeão indigno de se comemorar: teve o maior índice de repetência no ensino médio de todo o país. Apresentou um índice de 27% de repetência, superior aos estados da Amazônia, Piauí, Mato Grosso, Pará, Alagoas e Rio Grande do Norte, dentre outros do Nordeste. E mais: no ensino fundamental ficou em segundo lugar em repetência. Um quadro que o governo baiano tem obrigação de mudar.


Moeda de troca I


O líder Democrata José Carlos Aleluia (BA) não tem mais dúvida de que a prorrogação da CPMF será aprovada pela Câmara dos Deputados, porque o governo Luiz Inácio Lula da Silva cooptou a maioria dos parlamentares da Casa e diminuiu o poder de fogo da oposição. Ele declarou que o assédio nocivo do governo sobre as bancadas oposicionistas na Câmara assegura a vitória governista.


Moeda de troca II


“A oferta de cargos é a proposta mais comum”, criticou Aleluia. A operação para absolver Renan será repetida na votação da CPMF, acrescenta. O líder não acredita na redução da alíquota de contribuição nas operações de crédito, por medida provisória, como defende o relator Antônio Palocci (PT-SP). “O governo não vai abrir mão de receita”, disse.





Panos quentes I


Apesar de toda tentativa de se colocar panos quentes no aparente racha entre PT e PMDB pela disputa da vaga de conselheiro do TCE, o assunto ainda deve render muito esta semana. Ambos os partidos demonstram não estar dispostos em abrir mão de suas candidaturas - o PMDB com Leur Lomanto, que renunciou a uma diretoria da Anac, e o deputado e stadual Zilton Rocha, representando o PT.


Panos quentes II


O desentendimento, que até então era implícito, explicitou-se com a entrada em cena do governador Jaques Wagner e do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Eles afinaram o discurso o que, entretanto, não significa a paz no terreiro de ambos. Wagner disse na imprensa detestar traição. Um dia depois, Geddel declara ter asco a traição. Sinal evidente de que alguém está traíndo. Quem será?


Na mira


O Ministério Público baiano já advertiu a Câmara de Salvador de que considera irregular o pagamento da verba extra de R$ 7 mil mensais para despesas dos vereadores com o mandato. O recado já foi dado mas a direção da Casa fez ouvido de mercador. Diante do silêncio e da falta de ações concretas para extinguir o “mimo”, o MP estaria decidido a ingressar com processo na Justiça solicitando a anulação do decreto que permite o pagamento da mordomia. Vem chumbo grosso por aí.


Composição política


O prefeito João Henrique acena com a possibilidade de contemplar o PPS com uma secretaria, caso o partido confirme o apoio à sua reeleição. A notícia tem incomodado alguns secretários do prefeito que temem ser substituídos. No entanto, no Palácio Thomé de Souza não se fala em mudanças no primeiro escalão. Uma pergunta: seria criada, e ntão, uma nova secretaria? É esperar para ver.


Uneb em Esplanada


O deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN) apresentou ao governador Jaques Wagner, proposta para a implantação de um Campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no município de Esplanada. De acordo com o deputado, Esplanada possui uma população estimada em, aproximadamente, 30.194 habitantes, segundo dados do IBGE de 2006. “Hoje, Esplanada é um centro referencial para a economia baiana e do Litoral Norte que, para acompanhar o desenvolvimento da região - um dos principais pólos turísticos do país - necessita de maior qualificação profi ssional dos seus jovens”, justificou.


Combate as drogas ...


“Só através da educação formaremos gerações conscientes do perigo do uso das drogas lícitas e ilícitas e, por conseguinte, de uma sociedade sadia”. A afirmação é do deputado Eliedson Ferreira (DEM), que apresentou projeto de lei proibindo a propaganda e a publicidade de bebidas alcóolicas no Estado, por entender que elas induzem crianças e adolescentes ao consumo do álcool.


... também nas escolas


Um outro projeto de Eliedson determina que todos os livros escolares manuseados pelos alunos, tanto da rede pública como da rede privada, do ensino fundamental ao ensino médio devem conter mensagens educativas mostrando os danos causados pelas drogas. O assunto será tratado pelo deputado com o secretário e com o ministro da Educação.


No páreo


Embalado na própria popularidade, mas com o reforço do filho Zé Eduardo - “Se liga Bocão” - José Osvaldo resolveu encarar a carreira política e programa lançar esta semana sua campanha para a Câmara de Salvador. Figuras ilustres como Serginho Groisman e Binha de São Caetano já confi rmaram presença no evento.


Missa encomendada


O ex-deputado Arnando Lessa (PSDB) está com uma pulga atrás da orelha. Na semana passada foi duramente criticado por um conhecido radialista. Lessa diz não temer críticas por entender que elas são normais, desde quando feitas em cima de fatos concretos. No entanto, a provocação veio do nada. O ex-deputado não afirma, mas quem o conhece sabe que ele acredita que foi missa encomendada. Aí tem.

Fórum faz levantamento


Os partidos que integram o Fórum Salvador (PRP-PTdoB-PAN-PTN-PSDC) já realizaram sete reuniões nas diversas Regiões Administrativas da cidade, levantando problemas sobretudo nas áreas de Saúde, Educação, Infra-estrutura, Segurança e Transportes. Centenas de lideranças políticas, empresariais, religiosas e de associações dos diversos bairros estão mapeando a realidade político-administrativa dos bairros, catalogando problemas e apresentando alternativas de solução, com o objetivo de chamar a atenção dos poderes públicos para as dificuldades encontradas pelos moradores da área.


Convênio


Um convênio de R$ 33,4 milhões, firmado entre o Governo do Estado e a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), vai viabilizar a ampliação do sistema viário de acesso ao Aeroporto Internacional de Salvador. R$ 26,7 milhões são da Infraero e R$ 6,7 milhões do estado. Depois de finalizada a licitação, as obras terão prazo de execução de 12 meses.


Tapa na cara


A decisão do Senado em absolver o presidente daquela instituição, Renan Calheiros (PMDB-AL), do processo de quebra do decoro parlamentar, foi duramente criticado pelo deputado João Almeida (PSDB-BA) que afirmou que “a sórdida iniciativa” deve ser considerada “um tapa na cara” em cada cidadão brasileiro. Almeida alfinetou ainda o PT, chamando-o de “covardes”, já que os parlamentares petistas tiveram em se abster do processo, e, assim ajudar Calheiros a escapar da condenação moral e conseqüente expurgo da vida política brasileira.