Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Encontro visa melhoria na saúde




Reorganizar para prestar um serviço de saúde de melhor qualidade, não somente para Feira de Santana, mas também para 126 municípios da macrorregião. O objetivo de aprimorar a pactuação no setor foi o destaque da fala do prefeito Tarcízio Pimenta (Fotos: Jorge Magalhães/Secom), ao abrir, na manhã desta segunda-feira, 19, no Auditório João Batista de Cerqueira, na Secretaria de Saúde, um encontro de prefeitos e secretários de Saúde de cidades pactuadas com Feira.
A pactuação significa uma parceria entre municípios da macrorregião com Feira de Santana, no sentido de garantir à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), atendimentos médicos especializados que eles não podem implantar. Esse encontro foi o primeiro passo do atual governo para discutir o aperfeiçoamento do serviço.
"Temos que atender bem a comunidade de Feira de Santana e a dos municípios da região, pois pactuação nada mais é do que um acordo firmado conosco para oferecer atendimento à população", disse o prefeito, ao comentar a possibilidade de criação de um departamento específico para promover a reorganização entre os municípios, visando atender a demanda de todos eles.
"É preciso equacionar, dar fluxo e resolutividade aos problemas, visando elevar o nível do atendimento a saúde", afirmou Tarcízio Pimenta.
Quase 100 prefeitos e secretários de Saúde participaram do encontro, considerado bastante oportuno por proporcionar o diálogo sobre um tema importante, que envolve quase dois milhões de usuários, conforme enfatizou Maiza Macedo, da Central de Regulação de Consultas e Exames em Feira de Santana.
"Nosso município depende praticamente dessa pactuação e temos especialmente em Feira a salvação para os problemas da comunidade", comentou o prefeito de Lamarão, Arivaldo dos Anjos Damião. Segundo ele, Lamarão busca sempre os serviços de média e alta complexidades em Feira de Santana, devendo repassar, a partir de agora, os recursos, porque a pactuação com o município de Serrinha não corresponde às necessidades da sua comunidade. "A gente sempre manda paciente pra Feira", frisou.
Campo Formoso, distante 300 quilômetros, é outro município que recorre sempre a Feira de Santana na busca de atendimentos de média e alta complexidades. Para o secretário de Saúde, Geovane Costa, "a pactuação com Feira de Santana é importante porque tem serviços nestas áreas e reduz a distância de mais de 100 quilômetros de Salvador".
Por sua vez, o prefeito de Conceição da Feira, Edvaldo Souza Santos, disse que é preciso repensar a estrutura de atendimento com os municípios pactuados, mas entende que se trata de um assunto complexo. "Apesar do esforço dos governos do Estado e do Município de Feira, existem ainda muitos gargalos na prestação de serviço de saúde pública através da pactuação", disse.Ele citou como exemplo a necessidade de ampliar a rede de atendimento para urgência e emergência para os municípios pactuados, pois o Hospital Geral Clériston Andrade não suporta mais as demandas.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa política de pactuação é necessária e justa, mas a prefeitura tem que dar atenção também aos postos de saúde implantados nos bairros por José Ronaldo. Será que temos médicos suficientes? E material? Semana passada o posto do Feira X não estava atendendo as pessoas por falta de material. Precisamos v isso, né, prefeito?