Apresentação do fotógrafo e professor Ângelo Pinto
Através de parceria com a Cinemateca Brasileira, o Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino e a Fundação Senhor dos Passos continuam desenvolvendo o projeto Cinema no Casarão com entrada franca.
Na noite desta sexta-feira, 29, um seleto público assistiu a dois filmes no Casarão Froes da Motta: "Norte e Nordeste: Vistas Variadas", do cineasta Alfredo dos Anjos, 1926-1935, contendo recortes de filmagens feitas em diversas cidades brasileiras, inclusive em Feira de Santana, e "Os Pioneiros", do cineasta Oscar Santana ,1968, com imagens e relatos de vários acontecimentos em Feira de Santana, a trajetória do seu progresso.
Registros como a chegada da água do Paraguassu e da energia elétrica de Paulo Afonso, inaugurações de diversos empreendimentos, cenas dos clubes da cidade, das escolas, das avenidas sendo abertas, do campo de aviação (onde hoje é o George Américo) etc. Um verdadeiro voltar no tempo, onde foi possível apreciar o desenvolvimento desta cidade, tudo sendo apresentado com detalhes pelo palestrante José Angelo Leite Pinto, fotógrafo e professor.
"Foi uma noite rica, com as presenças de membros da Academia Feirense de Letras, da Academia de Educação, do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, professores da Universidade Estadual de Feira de Santana, diretor do Museu Parque do Saber, além de estudantes e público em geral. Uma noite cheia de emoção e de conhecimento da história de Feira de Santana", declarou Péricles Mercês, presidente da Fundação Senhor dos Passos



Nenhum comentário:
Postar um comentário