Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir



quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Neste 7 de agosto de 2025, celebramos os 89 anos de Olney São Paulo


Por Yves São Paulo, no Instagram

Cineasta nascido em Riachão do Jacuípe e radicado em Feira de Santana, onde descobriu o cinema.

Riachão não abandonou os sonhos ou a vida de Olney. Ao longo dos anos, era comum que dona Zali juntasse os filhos para voltar a terra natal, visitar a família. Iam na caçamba dos paus de arara, em estradas de terra e cascalho.

A vida da cidade onde nasceu preencheu as ideias que ele teve. Além do caso mais famoso do filme SOB O DITAME DE RUDE ALMAJESTO (SINAIS DE CHUVA), filmado na cidade, ainda produziu ali o curta RIACHÃO DO JAUCÍPE, do filho Ilya São Paulo, que então tinha cerca de 12 anos.

Nos contos, Riachão ainda aparecia como um modelo do sertão que ele conheceu, bem diferente do estereótipo típico do que foi apresentado de seca continuada. Ele sabia que o sertão era amarelo durante o tempo de estiagem, mas que verdejava quando chegava a época de chuva.

Esse sertão foi palco para um conto, A REBELIÃO E O VENTO, onde a cidade é mencionada. Publicada originalmente na revista Sertão, que o próprio Olney editou antes de virar cineasta, foi reeditada no livro A ANTEVÉSPERA E O CANTO DO SOL. Uma história de fome, de traição, e de como a miséria no sertão é uma criação. Nesse conto, já é possível ver um pouco de como ele criaria o coronel de GRITO DA TERRA, dono do armazém e especulador de preços.

Já Feira, foi palco de UM CRIME NA RUA, COMO NASCE UMA CIDADE, O PROFETA DE FEIRA DE SANTANA, PINTO VEM AI, e teria sido também de LUCAS DA FEIRA, projeto gestado por muitos anos e abandonado pelo alto custo. Seria um filme de época. Olney chegou a ter reuniões com Rex Schindler, produtor dos filmes de Roberto Pires e de BARRAVENTO, de Glauber Rocha, para que produzisse LUCAS. O produtor demonstrou interesse, mas o roteiro mostrava a necessidade de alto investimento.

Um conto sobre Lucas da Feira foi publicado em A ANTEVESPERA... com o título O ABC DO ENFORCADO. Mas fica a curiosidade de como seria o roteiro que ele escreveu. Há informações de que uma cópia chegou a ser registrada na Biblioteca Nacional, contendo 31 páginas.

Foto cedida por @joris_sao_paulo 

Fonte:  https://www.instagram.com/p/DNDdCSUOHRK/?igsh=cmtvaDJyYWM2bXBm

Nenhum comentário: