O filme feirense "Lucas da Feira", com roteiro e direção de Aderaldo Miranda e Joel Auves, será exibido na sexta-feira, 5 de setembro, às 19h30, no Casarão Fróes da Motta. O lançamento ocorreu em 2 de março, na Escola Cívico Militar Quinze de Novembro, no distrito de Jaíba.
"Herói ou vilão? Criminoso comum ou herói abolicionista? Venha ver como ele é apresentado no cinema", é o convite de Aderaldo Miranda.
Na trama, durante o auge da escravidão no Brasil colonial, Lucas da Feira (1807-1849) filho de negros escravizados, é instruído por padre e não aceita a escravidão. Ele enfrenta o preconceito e a discriminação racial da sociedade. Com determinação e inteligência promove uma ruptura do modelo escravagista da época. Consciente das injustiças ao seu redor, decide lutar contra o sistema opressivo. Lucas foje e se transforma numa lenda, para a maioria, um bandido cruel e sanguinário, para muitos, um herói do povo negro que lutou até a morte por liberdade.
Para o argumento, pesquisa no livro "O Demônio Negro", de Sabino de Campos, 1957, e coluna "Vida Feirense", escrita por Arnold Silva, entre 1937 e 1952, no jornal "Folha do Norte".
No elenco: Tony Maravilha, Flaviano Oliveira, Joselito Conceição, Camila Gama, Aline Bastos, Sandra Lopes e Meire Vinhas. O filme tem duração de 72 minutos e não é recomendado para menores de 16 anos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário