Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir



quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Para reflexão, cuidado e atenção: Terras Raras


Por Paulo Cesar Bastos

Crise é um manancial de oportunidade. Visto isso, a crise é imprescindível para o caminhar da humanidade. Esse início, é para falar sobre a presença, cada vez maior, da palavra “terras raras”na mídia. Parece ser um termo mágico para resolver impasses ou crises. Tal denominação é para um grupo de 17 elementos químicos que não são tão raros assim, mas difíceis para extração em grandes quantidades e, atualmente, bastante aplicados em inovadoras tecnologias como carros elétricos, equipamentos eletrônicos e de defesa. São estratégicos. 
O Brasil possui reservas de terras raras com um potencial para se tornar um significante produtor. A produção ainda é limitada, daí é fundamental o desenvolvimento tecnológico para a exploração e processamento. Isso implica em vultosos investimentos e buscas de parcerias financeiras e de moderna tecnologia. Pode ser uma eficiente moeda de permuta quando bem negociada. Aí está o raro segredo do bom diálogo, da diplomacia, da ciência comercial. A raridade e a escassez passaram a ser as pedras da vez. Com raras mentes brilhantes e claras as boas coisas ficaram mais caras.
A falta do conhecimento responde pela proliferação do favorecimento. A adequada solução passa pela melhor educação. O apagão cultural torna tudo mais desigual. Mas, não podemos deixar que se apaguem a luz da esperança e a chama do entusiasmo. Com o pensamento positivo, forte atitude e decisiva ação, vamos resolver essa situação, brava população. Colocar na memória o propósito da vitória para tocar em frente e construir uma rara e verdadeira boa história. Que assim seja o processo do inteligente progresso. Sem segredo, é preciso ir além do outro lado do medo. Acredita, Brasil.
Paulo Cesar Bastos é engenheiro civil
Publicado em Opinião/Leitor no jornal "A Tarde", edição desta terça-feira, 12
Publicado nesta quarta-feira, 13, no "Estadão"
Disponível no Linkedin

Nenhum comentário: