Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir



sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Plataforma digital de educação inclusiva será lançada na Bett Nordeste

A metodologia MAIA oferece conteúdos acessíveis, ensino individualizado e ferramentas que facilitam a aprendizagem de estudantes com necessidades educativas específicas


A plataforma MAIA, que busca difundir a educação inclusiva, eficiente e acessível, terá seu lançamento na Bett Nordeste. O Método Acessível para Inclusão e Aprendizagem (MAIA) é uma metodologia desenvolvida para auxiliar escolas e profissionais da educação na inclusão de estudantes com deficiência intelectual, síndrome de Down (T21), autismo (TEA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), dislexia e outras singularidades que impactam na aprendizagem.
A MAIA reúne conteúdos com linguagem simples, alinhados à BNCC e desenvolvidos por um time especializado de psicopedagogos e professores de todas as áreas. Sabendo que cada criança aprende de um jeito diferente, a MAIA utiliza o auxílio da inteligência artificial para identificar qual é o material didático mais adequado e oferecer uma experiência de ensino individualizada, indicando a melhor estratégia e versão do conteúdo para cada estudante.
O projeto, que tem versão impressa e digital, também oferece plano educacional individualizado (PEI), planos de aula e avaliações adaptadas. A MAIA busca criar uma comunicação entre escola, família e equipe de apoio multidisciplinar, reunindo e capacitando todos os agentes necessários para a inclusão escolar.
Para os professores, a plataforma oferece painéis de dados educacionais, formação em educação inclusiva e conteúdo de português, matemática, biologia, física, química, história e geografia, com o foco inicial no Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Fundada pelas psicopedagogas Edna Maia e Leide Maia, a MAIA foi criada com o respaldo técnico do Espaço Mosaico, que há quase 15 anos desenvolve soluções para inclusão e diversidade em escolas e empresas.
A versão beta da MAIA já está em uso em 10 escolas nos estados de São Paulo, Paraná e Rondônia. Seu lançamento oficial acontece durante os dias 27 e 28 de agosto, na Bett Nordeste. Em sua edição de 2025, o evento busca debater novas formas de ensinar, integrando inteligência artificial e inteligência emocional no processo de educação.

Serviço:

Evento: Bett Nordeste

Local: Recife Expo Center, Recife (PE)

Data: 27 e 28 de agosto de 2025

Endereço do estande MAIA: ST-01

Sobre as fundadoras:

Leide Maia: Leide Maia é historiadora formada pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em História da África (UFES) e Psicopedagogia (UNIFAI). Cofundadora do Espaço Mosaico e da plataforma MAIA, é especialista em diversidade, inclusão e acessibilidade, além de consultora de emprego apoiado. Atua também como coordenadora do grupo de Autodefensoria da Região Sudeste da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), promovendo ações de defesa de direitos e inclusão de pessoas com deficiência intelectual. Leide tem trajetória marcada pelo engajamento em causas sociais e pela criação de soluções educacionais inovadoras voltadas à inclusão.

Edna Maia: Edna Maia é pedagoga e psicopedagoga (FMU) com mais de 40 anos de experiência em educação inclusiva. Formada também em Educação e Psicanálise (IP-USP), é fundadora do Espaço Mosaico e da plataforma MAIA. Atua como consultora de emprego apoiado, assessora educacional e coordena nacionalmente o trabalho de Autodefensoria da FBASD. Reconhecida por sua atuação em políticas públicas inclusivas desde os anos 1990, Edna foi pioneira em práticas de inclusão escolar na rede municipal de Diadema (SP), premiada no Programa Gestão Pública e Cidadania da Fundação Getúlio Vargas (2000), referência na área. Sua liderança e visão humanizada foram fundamentais para a construção dos valores e missão da MAIA.

                                                                              Informações à Imprensa: 

Nenhum comentário: