Por Paulo Cesar Bastos
Inovar é preciso, empreender é fundamental e planejar é estratégico. Esses são os propósitos que indicam o novo rumo do progresso em direção ao sucesso. Além da locução, no entanto, são fundamentais a firme atitude e a decisiva ação. Não é com evento em auditório que se garante o resultado satisfatório. Lição que não falha: aquele que trabalha não atrapalha. Além de admirável, o mundo novo é inevitável. Assim, o Brasil não pode se atrasar, precisa ser capaz de inovar como clama a rua e pede o cartaz.
Para gestão eficiente e eficaz é imprescindível uma equipe inteligente. Fazer o máximo e gastar o mínimo com investimento e redução da despesa administrativa.
Economia é a base da prosperidade. Obvio e elementar, mas é preciso aplicar. Nosso continental país precisa escrever bem a sua história, ter uma agenda positiva e produtiva e esquecer da medida provisória. Não existem donos da verdade, o mundo é dinâmico e gira como um carrossel estonteante, o bom debate é um modo correto para seguir avante.
Para isso, seguem algumas reflexões, em busca dessa boa argumentação, como direito e dever do cidadão. A omissão é o catalisador da destruição. Com educação, existe a solução. Conhecimento para o desenvolvimento. Colocar a ciência, tecnologia e inovação a serviço do bem estar e qualidade de vida. Além da instrução, no entanto, é indispensável o saber do direito e dever do cidadão; precisamos fomentar a cultura de que pais desenvolvido é o que possui adequada infraestrutura. Rodovia de qualidade, porto seguro, aeroporto funcional e também a ferrovia com o moderno trem; saneamento ambiental e energia renovável com força total .
Urge modificar o desenho, do tempo colonial de priorizar o desenvolvimento no litoral. A hora é de avançar com a necessária segurança e de forma coerente para o desenvolvimento inteligente. Não podemos perder o expresso do progresso.
Paulo Cesar Bastos é Engenheiro Civil Artigo publicado em "A Tarde", 26 de agosto de 2025


Nenhum comentário:
Postar um comentário