Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

sábado, 7 de setembro de 2024

Domenico Failutti: O pintor de Maria Quitéria


Domenico Failutti (
Zugliano, Pozzuolo del Friuli, 1872 - Údine, 1923) foi um pintor italiano de formação acadêmica clássica, que se destacou pelos seus retratos. Realizou trabalhos em diversos países da Europa e da América, dentre eles Itália, Hungria, Brasil, Argentina, Uruguai e Estados Unidos.

Failutti esteve no Brasil entre 1917 e 1922. Durante ese período, o pintor realizou diversos trabalhos e suas obras de maior destaque foram produzidas em território brasileiro. Grande parte de seu trabalho faz parte do acervo do Museu Paulista, da Universidade de São Paulo (USP), conhecido como Museu do Ipiranga. Entre as suas obras de maior destaque no Brasil, o retrato à óleo de Maria Quitéria de Jesus Medeiros, 2490 x 4308.

Primeira mulher a ser reconhecida por assentar praça numa unidade militar das Forças Armadas Brasileiras e e a primeira mulher a entrar em combate pelo Brasil, em 1823, Maria Quitéria tem sua principal iconografia conhecida na obra de Domenico Failutti, finalizada em 1920. A obra hoje integra o acervo do Museu Paulista após ter sido entregue de presente pela Câmara Municipal de Cachoeira.

A pintura é um retrato póstumo de corpo inteiro de Maria Quitéria. Para a sua realização de maneira mais fiel possível, o pintor italiano utilizou como base de ilustrações da personagem que foram produzidas por Augustus Earle e foram publicadas no livro "Diário de uma Viagem ao Brasil", lançado em 1824 por Maria Graham, e nas gravuras de Edward Finden. 

Obs.: Não existe imagem do pintor

Nenhum comentário: