Nesta sexta-feira, 20, revisão do filme de aventuras e espada & sandália "Ulisses" (Ulisse), de Mario Camerini, 1954. Trata-se de adaptação cinematográfica do épico poema de Homero, que fala sobre os esforços de Ulisses em voltar para casa após o fim de dez anos de guerra. Foi visto no Cine Íris, quando de seu relançamento em meados dos anos 60.
Na cidade grega de Ítaca, muitos aguardam impacientemente o regresso do seu rei Ulisses (Kirk Douglas) e dos seus guerreiros da Guerra de Troia. Entre os que esperam, a devotada esposa de Ulisses, Penélope (Silvana Mangano), e seu filho já adulto, Telêmaco (Franco Interlenghi). Mas a volta de Ulisses não é aguardada com ansiedade pelos seus inimigos, que cortejam Penélope abertamente e pedem que ela dê o marido como morto e se case novamente com um dos pretendentes - o principal deles, Antimoos (Anthony Quinn). Entretanto, Penélope se apega à crença de que ele voltará em breve. Ela promete que se casaria novamente assim que terminasse de tecer uma grande tapeçaria representando os feitos de bravura de Ulisses. Em segredo, ela desfaz o trabalho feito a cada dia, atrasando a finalização da peça. Mas, ela sabe que esse truque não funcionará para sempre. Em Troia, Ulisses e seus guerreiros usam o ardil do Cavalo de Troia para conquistar a cidade. Ele destrói o templo de Netuno, deus do mar, provocando a bruxa Cassandra (Elena Zareschi), que o amaldiçoa a sofrer a ira de Netuno. No retorno pra Ítaca, o barco de Ulisses naufraga e ele é encontrado inconsciente e sem lembrar de nada do seu passado na praia de uma ilha Feácia pela bela princea Nausica (Rossana Podestá). Sua árdua, longa, perigosa e traiçoeira odisseia tem início e ele enfrenta o ciclope Poiliphemo (Umberto Silvestre), é tentado por sereias e encontra a bruxa Circe (Silvana Mangano, em papel duplo), que transforma seus homens em porcos. Somente dez anos depois, ele chega ao seu destino e ainda tem que enfrentar os pretendentes que assediam Penélope.
"Ulisses" foi uma produção conjunta italiana (Lux Films e Produzione Ponti-Laurentiis), francesa (Zenith Films) e norte-americana (Paramount).
O primeiro de três filmes co-estrelados por Kirk Douglas e Anthony Quinn, sendo os outros "Sede de Viver" (1956) e "Duelo de Titãs" (1959).
Anthony Quinn e Silvana Mangano atuaram juntos em "Barrabás" (1961), também produzido por Dino De Laurentiis.
O títulos provisórios deste filme eram "Odisseia" e "Odisseia de Ulisses", mas foi lançado na Itália como "Ulisse".
O diretor de fotografia Mario Bava co-dirigiu o filme sem receber crédito.
O roteiro foi escrito por sete profissionais, entre os quais Ben Hecht e Irwin Shaw.
Nenhum comentário:
Postar um comentário