Na noite desta quinta-feira, 19, revisão do drama de guerra "Barcos ao Mar" (Away All Boats!), de Joseph Pevney, 1956. Está entre os primeiros filmes exibidos - e vistos - no Cine Santanópolis, em dezembro de 1958 ou janeiro de 1959. Produção da Universal International. "História emocionante e inspiradora de ação de batalha no Teatro do Pacífico", era o slogan que anunciava o filme.
Narra a história do USS Belinda, navio de ataque de transporte PA22, da Marinha dos Estados Unidos e sua tripulação no Pacífico, entre 1943 e 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. O capitão Jebediaj S. Hawks (Jeff Chandler) e o tenente Dave MacDougall (George Nader), ex-comandante da marinha mercante, comandam o navio. Mesmo com os atritos pessoais, os dois têm muito com que lidar, pois os únicos oficiais experientes a bordo. A tripulação melhora gradualmente quando o navio entra em ação, desembarcando tropas nas cabeças de praia inimigas. E desafios estão reservados para Okinawa.
O filme é considerado como clássico do gênero, pois representativo de todos os filmes sobre a Segunda Guerra Mundial feitos nos anos 50. O gênero foi muito profícuo no final dos anos 40 e durante os anos 50, realizados geralmente em preto & branco - este é colorido. Filmes de Hollywood produzidos com baixo orçamento e de muito apelo popular, levando multidões aos cinemas.
Além de Chandler e Nader, o elenco conta com Julie Adams (Foto 2) como a única presença feminina - faz a esposa, Nadine, do tenente MacDougall. Mais Lex Barker e Jock Mahoney - dois atores que interpretaram Tarzan no cinema - , Keith Andes, William Reynolds, Charles McGraw, John McIntire, James Westerfield, Ken Clark, Parley Baer, David Janssen, Grant Williams e até aparição não creditada de Clint Eastwood (Foto 3), como um paramédico, em seu oitavo filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário