Foi em 31 de março de 1946, que foi inaugurado o Cine Theatro Íris. A partir de então, os moradores de Feira de Santana passaram a se reunir diante da pouca luz que iluminava a tela que projetava histórias ainda em preto e branco, em uma sala com mil lugares e uma tela hipnótica.
Existem duas informações sobre qual foi o primeiro filme exibido no Cine Theatro Íris: "Eram Cinco Irmãos", de Lloyd Bacon, 1944, com Anne Baxter e Thomas Mitchell; e "Cinco Covas no Egito", de Billy Wilder, com Franchote Tone e Anne Baxter. Ambos sobre a Segunda Guerra Mundial.
Em 1958 foi reaberto após uma grande reforma, onde passou a ter duas galerias e marquise em toda a fachada. Cadeiras e pisos foram trocados, mas a grande espera era mesmo pela "tela do CinemaScope, que fez do Íris o primeiro cinema do interior com tela retangular e espetacular".
Para a estreia, Burt Lancaster, Tony Curtis e Gina Lollobrigida vivem uma história de amor, ambição, paixão e rivalidade em "Trapézio", de Carol Reed, 1956. Na trilha sonora, "Danúbio Axzul", de Johann Strauss, e "The Stars ans Stripes Forever" (As Estrelas e Listras Para Sempre), de John Philip Sousa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário