Rossana Podestá e Jaques Sernas em "Helena de Tróia" (Divulgação)
"Helena de Tróia" (Helen of Troy), de Robert Wise.1956, foi o vigésimo nono filme visto. Foi no Cine Íris, que havia instalado o sistema CinemaScope, em 1958. Estava com dez anos. Um filme épico superior dos tempos em que cinema era pura diversão.
Na trama, 1100 anos antes de Cristo, baseada em "Ilíada", de Homero, o príncipe Páris (Jacques Sernas), de Tróia, em missão diplomática com o rei de Esparta, Menelau (Nial McGinnis) para organizar um comércio pacífico, é levado à costa espartana após naufragar durante uma tempestade. Ele é ajudado pela adorável Helena (Rossana Podestá), que afirma ser uma serva da rainha. Ele se apaixona por Helena antes de saber quem ela realmente é. Helena avisa Páris sobre o perigo para sua vida e o incentiva a fugir e sucumbe aos apelos dele e seguem juntos para Tróia, o que dá aos gregos a justificativa de que necessitam para a tão desejada guerra.
No elenco: Stanley Baker (Aquiles), Sir Cedric Hardwicke (Príamo), Nora Swinburne (Hecuba), Torin Thatcher (Ulisses), Robert Douglas (Agamenon), Harry Andrews (Heitor), Brigitte Bardot (Andraste), e Janette Scott (Cassandra).
Curiosidades
"Helena de Tróia" foi o primeiro filme a conseguir o que foi chamado de 'estreia global'. Em 26 de janeiro de 1956, foi lançado em 56 países.
Na época de seu lançamento, "Helena de Tróia" era considerada a produção mais ambiciosa já realizada pela Warner Bros.
Raoul Walsh ajudou Robert Wise dirigindo unidades adicionais.
Sergio Leone foi um dos diretores da Segunda Unidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário