Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Primeiro filme brasileiro visto: "O Petróleo É Nosso"



John Herbert e Adelaide Chiozzo em "O Petróleo É Nosso"

Terceiro filme visto, em 1957, o primeiro brasileiro, a chanchada "O Petróleo É Nosso", de Watson Macedo, 1954, filme que comemora os 400 anos da cidade de São Paulo. O título faz alusão a slogan do Governo Vargas. O filme trata de golpes e malandragens bem brasileiras.

Na trama, o empresário Guimarães (Sérgio de Oliveira), dono da Petroneca, cria um plano para dar um golpe em Dona Perpétua (Violeta Ferraz), proprietária de terras em Goiás, que pode ter petróleo. A estratégia de Guimarães é subornar o falso geólogo francês (Catalano) para que ele diga à fazendeira não haver petróleo na propriedade, para em seguida comprá-las com preço baixo. Ele ainda pede que seu filho, Sílvio (John Herbert) namore Marisa (Adelaide Chiozzo), filha de Perpétua, para tentar facilitar a negociata. A mulher de Guimarães (Heloísa Helena), madrasta de Sílvio, também aceita fazer parte da farsa.

A parte musical da comédia apresenta além de Adelaide Chiozzo, que canta "Sabiá na Gaiola" e "Tempinho Bom", nomes como Emilinha Borba ("Renunciei" e "Parabéns São Paulo"), Ivon Cury ("Sob o Céu de Paris" e "Anabacoa"), Linda Batista ("Graças a Deus"), Virginia Lane ("Zé Corneteiro"), Consuelo Leandro e Mozart Reis ("Capricho Espanhol"), Rosinha Catalano ("Pigalle"), Bené Nunes ("Concerto"), Gilda Valença ("Uma Casa Portuguesa"), Mary Gonçalves ("Aperta-me em Seus Braços") e Ruy Rey e Sua Orquestra ("Te Besará").

No elenco, ainda aparecem Carlos Imperial, Mauro Mendonça, Wilson Grey e Zezé Macedo.

Nenhum comentário: