Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Caça a "fake news" faz lembrar 'Ministério da Verdade'

A mais recente ameaça do ministro Alexandre de Moraes, de "cassar" a candidatura de políticos que se utilizem de supostas "fake news", claramente endereçada ao presidente da República, já levou políticos no Congresso a estabelecerem relação do comportamento do vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral com o assustador "Ministério da Verdade", descrito por George Orwell em seu premonitório livro "1984".

O dono da verdade

A principal crítica às ameaças de Moraes decorre da dúvida sobre quem ou o que definirá o que é "fake" ou falso em uma campanha eleitoral.

Mentira de político

Lula mentiu a uma rádio dizendo que Alckmin foi contra o impeachment de Dilma. A "fake news" "cassaria" ou a ameaça não vale para o petista?

Falso brilhante

O clássico de Orwell relata um mundo totalitário que controla o cidadão e cujo "Ministério da Verdade" está longe da função de divulgar a verdade.

Epidemia política

Nos EUA, a expressão "Ministério da Verdade" estava em alta desde que Joe Biden criou um "Conselho de Governança da Desinformação", após o anúncio da compra do Twitter por Elon Musk. Mas pegou mal e recuou.

Mentir é humano

"Monopólio da verdade" não combina com liberdade para o cientista político Ismael Almeida, que vê "fake news" como fofoca ou boato. "São práticas existentes desde os primórdios da comunicação humana", diz.

Fonte: https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/

Nenhum comentário: