Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Brasil não vai ser hexa; nem é pentacampeão


O Brasil foi campeão do mundo em 1958 e bicampeão em 1962, porque foram duas conquistas seguidas. Mesmo que consiga o título na Copa da Rússia, não vai ser hexacampeão. Para a seleção ser considerada pentacampeã, seria necessária uma série de cinco conquistas ininterruptas, sem pular uma vez, consecutivas, continuadas, seguidas.
A verdade é que o Brasil ostenta um imaginário título de "pentacampeão", depois que foi "tetracampeão" e "tricampeão" mundial. Milhões de brasileiros assim se proclamam, muito embora, a Seleção Brasileira jamais foi "tricampeã" do mundo, muito menos "tetra" e menos ainda "pentacampeã".
Vale lembrar que o locutor Valdir Amaral, na década de 70, iniciava suas transmissões no rádio saudando a torcida brasileira três vezes campeã do mundo. Jamais disse "tricampeã".
A explicação tem fundamento, mas a mídia e a publicidade brasileira conseguiu inculcar uma mentira, uma imprecisão lingüística, um erro de semântica, a de que a série de conquistas pode ser pulada, alternada: 1958, 1962 (bicampeão), 1970 (tricampeão), 1994 (tetracampeão), 2002 (pentacampeão). Assim, uma desinformação que foi passada ao longo dos tempos à opinião pública.
Com a Copa do Mundo da Rússia, a mídia e a publicidade começam a mesma manipulação.
O Blog Demais se recusa a falar em penta ou hexa. Tem que ser seguido, como sempre foi. Bicampeões do mundo, 58 e 62, tudo bem. Levar de vez a Jules Rimet em 1970, melhor ainda. Mas não era um tri (...)
Bi, tri, tetra, penta, hexa são prefixos, ou elementos de composição, melhor dizendo, de repetição, assim como quando falamos do bisavô, do trisavô, do tetravô.
Pentateuco, por exemplo, que usa o mesmo radical grego, são os cinco primeiros livros da Bíblia, no Velho Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

Nenhum comentário: