Dois momentos do Aero Clube de Feira de
Santana, em 1945. Na primeira foto, Marinita Oliveira posa em frente a aeronavea; na segunda foto, representando o Colégio Santanópolis, com
Lourdes Falcão, esta representando a Escola Normal.
Fotos: "Blog Santanópolis"
"No período posterior a
1930, quando as redes de estradas se estavam rapidamente estendendo por todo o
Brasil, a aviação comercial desenvolvia-se, igualmente, com rapidez. Enquanto
Feira de Santana constituía o centro de convergência e divergência das estradas
federais e estaduais na Bahia, o município virtualmente não era afetado pela
expansão dos transportes aéreos. As primeiras linhas aéreas na Bahia
acompanharam a costa, por um lado e, para oeste, o rio São Francisco. Em 1950
as companhias de aviação locais e nacionais fizeram a ligação, pelo ar, da
Cidade do Salvador com o vale do São Francisco e com algumas das principais
cidades do interior do Estado. Por causa da relativa proximidade de Feira de
Santana com a Capital, não se sentiu a necessidade de um serviço aéreo direto
entre as duas cidades.
A importância do domínio do ar durante os anos de guerra despertou
o interesse pela aviação no Brasil. Em 1942, um decreto presidencial determinou
a construção de um campo de emergência em cada município do país. Em
consequência desse decreto inaugurou-se um aeroporto em Feira de Santana (Organizou-se
um aeroclube na cidade, adquiriram-se vários aeroplanos leves e projetou-se uma
linha de táxis aéreos entre Feira de Santana e a Capital. Nos primeiros tempos
o clube desenvolveu grande atividade, porém, o interesse primitivo logo
desapareceu. Em 1950, somente restava uma aeronave. O campo de pouso, com um hangar,
caiu logo no abandono. Aparentemente, só os caminhões e automóveis é que terão
mesmo de resolver o problema dos transportes no que diz respeito a Feira de
Santana."
NOTAS
1. Em 1951, fez-se uma tentativa para reviver o interesse pela
aviação, em Feira de Santana. Nesse ano uma empresa baiana estabeleceu um
serviço regular de passageiros entre a Cidade do Salvador e Feira de Santana.
Depois de duas semanas esse serviço foi suspenso.
2. Em 1951, um serviço postal aéreo, em duas vezes por semana, se
inaugurara entre Salvador e Feira de Santana. As aeronaves não pousavam no
campo, mas aí jogavam as malas postais. A correspondência remetida de Feira de
Santana continuou a ser enviada por terra para o Correio central, em Salvador.
3. O campo de aviação de Feira de Santana, que funcionou até o início dos anos 80, era instalado no Campo
Limpo, onde atualmente está implantado o sub-bairro George Américo - que tem as ruas Aeroclube, Aeroporto, Aviação, Campo de Aviação, Espaçonave e Paraquedista.
Extraído do livro "Feira de Santana", de Rollie E. Poppino, Editora Itapuã, páginas 215, 216 e 217.
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