Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Getúlio Vargas e João Goulart

Por Sérgio Oliveira
Getúlio Vargas disse que "o trabalho é o maior fator de elevação da dignidade humana". Ele criou o salário mínimo e as 48 horas semanais (hoje são 44; pequena modificação em muitos anos); antes os trabalhadores tinham uma carga horária de 10, 11, 12, 13 horas/dia, e os salários eram aviltantes; os trabalhadores eram quase que como escravos; criou a carteira profissional, o passaporte para a dignidade do trabalho; criou, também, a CLT, a Justiça do Trabalho e a Previdência Social nos moldes hoje existentes (em 1923 foi criada a Lei Eloy Chaves - tal norma determinava a criação das CAPs - caixas de aposentadorias e pensões para os ferroviários; em 1926 houve a ampliação para os setores portuários e marítimos); ele criou os IAPs - institutos de aposentadorias e pensões (marítimos, industriários, transportadores de carga, bancários, comerciários, estiva e servidores do Estado), no período de 1933 a 1945; hoje eles constituem o INSS.
No governo do presidente João Goulart foi criado o 13º salário (antes tinha a denominação de gratificação de Natal), em 1962 para os trabalhadores em atividade e em 1963 para aposentados e pensionistas. 
Como podemos constatar as principais ações em favor dos trabalhadores foram feitas nos governos de Getúlio Vargas e João Goulart. Todas tendo como  foco o trabalho e são atuais. Não esquecendo que o primeiro governante a preocupar-se, verdadeiramente, com habitação para o povo, foi Getúlio Vargas; o primeiro governo a ter preocupação com a saúde do povo foi o de Getúlio Vargas, quando criou o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samdu); o primeiro governante com preocupação com a alimentação do trabalhador, com a criação do Serviço de Alimentação da Previdência Social (Saps), foi Getúlio Vargas. 
O que resta aos governantes, políticos de hoje? Criar migalhas. Bolsa Família, vale cultura, meia entrada, duas passagens do Estatuto do Idoso etc. O Bolsa Família não é migalha? Pesquise e compare.

Sergio Oliveira, aposentado, é de Charqueadas-RS

Nenhum comentário: