Por Cesar Maia
Dilma anunciou
que está entrando nas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter. Ela segue o
receituário de seus publicitários. Eles deveriam dizer a ela que está entrando
em uma rede horizontal e desierarquizada e que exige interação. De outra forma é
mala direta.
Com certeza terá
uma equipe para operar, que fará uma filtragem de uns poucos posts por semana
para ela responder pessoalmente. Sua equipe terá que saber como tratar e
interagir com as críticas, às vezes fortes. A proporção dos fluxos que criticam
nas redes é naturalmente maior do que os que elogiam.
Entrar nas redes é entrar no
jogo. Entrar nas redes e pensar que é presidente e que tem hierarquia por sua
condição é cometer um erro grave e que voltará sobre ela como bumerangue. Fazer
cadastro e apenas disparar postagens como mala direta é cometer outro erro,
pois estando - de fato - nas redes, estará aberta.
Um corte nos internautas
sistemáticos, aqueles que habitam as redes, mostra que mais de 70% rejeitam Dilma.
Será esse fluxo que estará interagindo com ela e sua equipe. E pedir aos
militantes que entrem nas redes dela, é se enganar.
Os publicitários de Dilma
mostraram sua ingenuidade ao convocar a imprensa - imagens especialmente - para
dar divulgação a sua entrada nas redes. Ela deveria ter entrado suave e
discretamente e deixar a imprensa "descobrir" em um tempo mais à frente, depois
que ela e sua equipe treinassem e testassem sua inserção. Um tiro que tem tudo
para sair pela culatra.
Fonte: "Ex-Blog do Cesar Maia"
Nenhum comentário:
Postar um comentário