Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda de ingresso no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda de ingresso no Orient CinePlace Boulevard
23 a 9 de maio: 14 - 17 - 18 - 20 (Dublado)

sábado, 23 de julho de 2011

Emoção, beleza e encantamento

Assim pode ser definida a Sessão Pública da Academia de Educação de Feira de Santana, ocorrida na tarde de quinta-feira, 21, quando o acadêmico professor José Raimundo Pereira de Azevêdo apresentou a vida e a obra do Patrono da Cadeira número 7, Dr. Gastão Clovis de Souza Guimarães, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro.
O acadêmico José Raimundo Azevedo conseguiu apresentar, com ricos detalhes, a trajetória de Gastão Guimarães, intercalando momentos de homenagens com músicas de autoria do homenageado que foram interpretadas pela professora Junilia Queiroz de Oliveira (Profa. Eli), além de declamações e testemunhos apresentados pela professora Olga Noêmia, filha do Dr. Gastão e pela professora Elza Santos Silva, sua ex-aluna. Além delas, também declamou o soneto intitulado "Eu", a acadêmica Valdenita Suely Torres e Torres.
Dentre os presentes, encontravam-se, além da filha do homenageado, Profa. Niá, os netos, Helder Loyola Guimarães de Alencar e Hélvia Guimarães de Alencar, amigos, pessoas da sociedade, diretor do Instituto de Educação Gastão Guimarães e acadêmicos, além de funcionários da Secretaria de Educação, onde o professor José Raimundo é o titular da pasta.
Foi uma belíssima tarde, onde se reviveu um passado que continua presente na memória daqueles que tiveram o privilégio de conviver com Gastão Guimarães: o médico, o professor, o poeta, o jornalista e orador, o desportista e, principalmente, o cidadão humanitário, que servia sem esperar recompensa financeira, que visitava os doentes pobres em suas residências, que ensinava português e literatura utilizando a "pedagogia do amor" e que, ao partir, deixou uma lacuna e uma saudade até hoje sentida por todos que o conheceram.
Ao encerrar a sessão, a presidente da Academia de Educação, professora Anaci Paim, relembrou os eventos ainda previstos para este ano, como a apresentação da Vida e Obra do Monsenhor Mário Pessoa, pela acadêmica Valdenita Suely Torres, em setembro e o Seminário Nacional de Educação, no dia 17 de outubro, quando, além de homenagear o professor pelo seu dia, será discutido o tema "Gestão Pedagógica na Perspectiva da Educação Inclusiva".
Também referiu-se ao prêmio Educador do Ano, cujo edital já foi publicado, podendo ser encontrado no site da Academia (www.academiadeeducacao.org.br) com inscrições no período de 15 de agosto a 30 de outubro.
(Com informações da Academia de Educação de Feira de Santana)

Nenhum comentário: