Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Onde está a mão de obra?

Com a carência de profissionais da capital, o interior se tornou uma excelente alternativa para preencher a demanda dos canteiros de obras e garantir emprego e renda para muitos trabalhadores. Uma aposta que está dando certo!
Segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os jovens estão se afastando dos canteiros de obras, criando assim uma carência de mão-de-obra neste setor. De acordo com a FGV, o número de trabalhadores de 15 a 29 anos caiu de 34,2%, em 1996, para 28%, ainda em 2009. A escassez de mão de obra na construção civil é uma realidade. Com isso, os trabalhadores do interior se tornam a solução para ocupar esses postos de trabalho das grandes cidades. Essa é a medida adotada pela Construtora Carrara, que viabiliza a permanência desses profissionais na capital e ainda está atenta a outro ponto essencial: a capacitação.
Preocupada com esse cenário, a Construtora Carrara cria oportunidades e oferece condições para que os trabalhadores vindos do interior desenvolvam o trabalho com dignidade. "Disponibilizamos um transporte especial para diminuir o tempo de permanência na estrada. Fornecemos um alojamento que vai além das exigências do Ministério do Trabalho, com cozinha e alimentação", explica Rodrigo de Castro Morais, diretor de Engenharia e Produção da Construtora Carrara.
Mas apenas empregar não basta, é preciso qualificar, como revelou uma pesquisa do Sistema Nacional de Empregos de Minas Gerais (Sine-MG). Só em março deste ano, o órgão abriu 60 mil vagas, porém somente 20 mil foram preenchidas devido à falta de qualificação. Tendo em vista que há a empregabilidade, mas que o desemprego persiste devido a esse problema, a Construtora Carrara não descuida quando o assunto é a capacitação dos profissionais que atuam em seus empreendimentos, como explica Rodrigo Castro: "Todos são submetidos a um treinamento sobre a empresa, normas de conduta e especificidades para execução do trabalho em questão".
Na Carrara, os treinamentos com foco no aprimoramento são contínuos. "Nosso objetivo é formar e proporcionar um crescimento de carreira para o profissional", defende o diretor da empresa. Atualmente são dezenas de trabalhadores vindos de diversas regiões de Minas e do Nordeste que atuam nos canteiros da construtora na capital mineira. A capacitação aliada a melhores condições reflete no resultado final do trabalho. E os frutos já estão sendo colhidos por ambas as partes envolvidas em todo o processo.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: