Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Documentário sobre vaqueiro na tela

Depois de reunir cerca de 800 pessoas na praça central da cidade de Canudos, chegou a hora do público de Salvador conferir o documentário “Vaqueiros Canudos”. Nesta sexta-feira, 27, às 20 horas, na Sala Walter da Silveira, os diretores Manoel Neto e Miguel Teles apresentam o resultado de uma pesquisa que percorreu seis mil quilômetros no meio do Sertão baiano, inclusive Feira de Santana.
O filme propõe a discussão sobre a formação da cultura sertaneja, através da trajetória da figura do vaqueiro. Os diretores partiram do processo de colonização, passando pela formação da “civilização do couro”. O trabalho mostra de que forma a chegada de novas tecnologias e novas formas de manejo dos rebanhos tem contribuído para o progressivo desaparecimento da atividade do vaqueiro.
A equipe conta ainda com o diretor de fotografia Roque Araújo, que, dentre outros títulos, participou de clássicos como “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, “São Bernardo” e “Menino de Engenho”. Outras atrações do filme são a narração do jornalista José Raimundo e a trilha sonora que conta com nomes como Elomar.
O filme é o resultado do projeto “Aboio: Imagens e Vozes do Sertão de Canudos”, idealizado pelo Centro de Estudos Euclydes da Cunha (Ceec) e produzido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em parceira com a Prefeitura Municipal de Nova Canudos. A Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas), órgão ligado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), também participou do projeto dando apoio técnico.

Nenhum comentário: