Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

49 anos do primeiro número do "Feira Hoje"

1. Fac-símile da capa do primeiro número
2. Expediente da publicação
3. Comercial de página inteira no número 1
4. Em 1975, a logomarca da coluna de cinema, criada por Juraci Dórea

Há 49 anos, em 5 de setembro de 1970, um dia de sábado, circulou o primeiro número do jornal "Feira Hoje", então hebdomadário. Deixou de circular em novembro de 1997, 27 anos depois.
"Feira participa da festa" foi a chamada para matéria na página 3 que tratava da Semana da Pátria.
O "Feira Hoje" logo se tornou uma escola do jornalismo de Feira de Santana.
No expediente Luiz Almeida, diretor, José Carlos Teixeira, redator-chefe, e Edival Souza, secretário. Inicialmente, era propriedade da Promoções Feira Ltd. (Profeira), funcionando na rua Manuel Vitorino, 26, Edifício Jorge Mascarenhas, salas 18/19.
No primeiro número, Eme Portugal com a coluna "Sociedade", Helder Alencar com "Pois É", Gilberto Duarte com "Cinema", José Maria Nunes Marques escrevendo sobre "A Imprensa", Antônio Carlos Coelho com "Notas Militares", Egberto Costa com a coluna "Nos Municípios", Renato Sá com o espaço "Judiciário", Dival Pitombo com a coluna "Na Seara dos Livros", Adilson Simas com "O Plá Estudantil" e responsável pela página esportiva, incluindo a coluna "Tiro Indireto", com o pseudônimo de "Samis".
Antes de ingressar no "Feira Hoje", Dimas Oliveira, no jornal "Situação", entre 1967 e 1970, teve publicadas colunas de cinema, base do seu primeiro livro, "cinema demais", lançado em 2014
No "Feira Hoje", assumiu como colaborador a coluna de cinema no lugar de Gilberto Duarte, colunas publicadas a partir do primeiro ano do jornal 1970.
Depois de ser contratado pela Editora Feira Hoje Ltda. como redator, entre 2 de janeiro de 1979 a 22 de março de 1980, voltou a ser contratado pela Indústria Gráfica Jornal Feira Hoje Ltda. como secretário de Redação, entre 1º de setembro de 1988 a 8 de janeiro de 1993, quando estava como editor. Nos períodos, escrevendo sobre cinema, teatro, cultura em geral, turismo, política. 

Nenhum comentário: