Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 27 de agosto de 2022

Quem foi Sabino Silva


Nos anais da história, uma das figuras ilustres de Feira de Santana é o doutor e professor Sabino Lobo da Silva. 

Quem contou sobre Sabino Silva foi o memorialista Gastão Sampaio: "Ele nasceu no distrito de Bonfim de Feira em 11 de julho de 1892, há 128 anos. Era filho de Faustino Almeida da Silva e Sabina Etelvina Lobo da Silva.

Fez as primeiras letras com o professor Vicente em sua terra natal. Além de ser aplicado nos estudos, revelou-se um músico de valor. Violino e trombone foram os seus instrumentos prediletos. Seus conhecimentos teóricos musicais permitiram-lhe, mais tarde, escrever música com desembaraço. Tendo sua sensibilidade artístico-musical se acentuado, foi convidado a fazer parte da famosa Sociedade Orpheica Lira Ceciliana de Cachoeira, cidade para onde mudou-se aos 14 anos, conseguindo um emprego de caixeiro de uma casa comercial.

Em Bonfim de Feira, os irmãos Agrário e João Barbosa de Carvalho, famosos farmacêuticos, lhe deram apoio, propiciando a que Sabino se diplomasse em Odontologia pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1912.

De temperamento reservado, sua inteligência, seu empenho e sua pertinácia aliaram-se a sua cultura. Formou-se em Medicina pela mesma Faculdade em 1919. Foi laureado da turma, conquistando o Prêmio Alfredo Brito, revelando seu talento. Em 20 de dezembro, colou o grau de doutor em Medicina, defendendo a tese "O Fígado Tuberculoso e o Fígado dos Tuberculosos". Dentre seus colegas de turma, Eutrópio dos Santos Reis, Francisco Peixoto de Magalhães Neto e Luiz Regis Pacheco Pereira.

De março de 1920 até o ano seguinte, exerceu as funções de assistente de Clínica Médica da mesma faculdade, ano em que prestou brilhante concurso para a cadeira de Fisiologia, da qual foi titular até 1934. Nesta mesma data foi transferido para a cadeira de Clínica Médica, em cuja função permaneceu até 10 de outubro de 1946, interrompendo a carreira pelo seu infausto e prematuro desaparecimento. Ele faleceu em seu gabinete, onde preparava uma de suas aulas.

Sabino Silva revelou-se um notável clínico. Sua reputação foi um prêmio ao seu inconteste valor. Sabino Silva inovou o ensino prático da Clínica Médica do seu tempo, dando autonomia aos assistentes que deixaram de ser preparadores das aulas, para terem participação viva no curso. Fez instalar na 3ª. Médica aparelho de Raios X autônomo e o primeiro eletrocardiógrafo, no Hospital Santa Izabel. Suas aulas  eram primorosas. Não dissertava sobre temas, senão quando presentes, na Enfermaria, pacientes ao mesmo relacionados. Fazia a comunhão da prática clínica com o desenvolvimento teórico dos assuntos programados para o ano letivo.

Prestou serviços no Hospital do Isolamento, sob a chefia do professor Couto Maia.

Pertenceu a várias sociedades médicas, científicas e culturais, tendo exercido o cargo de membro do Conselho Técnico Administrativo da Faculdade de Medicina da Bahia por vários anos.

Sua sensibilidade artística se revelou também através da poesia e foi premiado numa competição literária cultural tendo, entre outros concorrentes, Alberto Oliveira. Publicava, nos jornais da cidade, parte de sua produção literária. Aos amigos mais próximos dava conhecimento de seu estro poético ou musical. A essa altura da vida, deliciava-se e aos familiares com melodias ao violino que substituiu o pistom da mocidade, em Cachoeira.

Dedicou toda a sua vida profissional à medicina, destacando-se como médico clínico de grande valor.

Quando ainda estudante tivemos os primeiros contatos com Sabino Silva. Sabemos o quanto no fim da vida foi prestimoso a seus familiares e a muitos filhos de Bonfim de Feira, propiciando-lhes aprimoramento cultural. Era irmão do não menos famoso médico Genésio Silva."

Sabino Silva possuía alentada biblioteca, tinha  enorme cultura humanística e cultivava  a música erudita.
Era poeta, sem ter publicado nenhum dos seus poemas. A única exceção é o que foi colocado em seu túmulo, cuja primeira estrofe é a seguinte:
'Feliz é o que semeia o bem no seu caminho.
Aprofundando a vida a modular um canto;
E para ante uma  flor, um berço, uma ave, um ninho,

Sem saber porque chora a dor de alheio pranto'

Fonte: "Feira de Santana e o Vale do Jacuípe"

Sabino Silva é nome de rua no centro de Feira de Santana. Inicia na rua Barão de Cotegipe e vai até a avenida João Durval Carneiro, no Ponto Central, passando pela avenida Maria Quitéria; e de rua no bairro Gabriela. Em Salvador, também tem rua Sabino Silva, no largo do Camarão, na Barra.

Nenhum comentário: