Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

domingo, 4 de abril de 2021

"Serpentina": Revista feirense em 1941


Pedro Matos (sentado), diretor da revista "Serpentina", idealizador e fundador da Rádio Sociedade de Feira de Santana, com Osvaldo Galeão e Eduardo Fróes da Motta, na oficina gráfica em que trabalhava
Fonte: "Reminiscências de Feira de Santana", de José Francisco Brandão de Freitas

"Serpentina". Este o nome da revista editada em Feira de Santana. Tenho exemplar do número 1, de abril de 1941. A publicação tinha como diretor Pedro Matos.
No "Pro Litteris" (expressão de origem latina, que significa literalmente), como um editorial:
"(...) Não é o objetivo desta revista por em relevo a fantasia da vida carnavalesca, mas, com o sentimento de patriotismo, incentivar o espírito da mocidade feirense para a cultura do amor à virtude, à estética, à arte, à ciência e às letras, sem as quais a vida humana se torna insípida, improdutiva e inteiramente mecanizada.
É preciso se mostre aos moços de hoje o valor da cultura intelectual com que se poderá enaltecer o nome de uma geração inteira, trabalhando sempre pelo engrandecimento da pátria e pelo bem da coletividade social.
(...) esperamos, sem os sonhos de Ícaro e as rosas de Malherbe, seja bem aceita pela sociedade feirense a nossa 'Serpentina', cuja finalidade educativa é levantar os créditos intelectuais da terra encantadora da heroína Maria Quitéria e dos virtuosos sacerdotes Ovídio Boaventura e Tertuliano Carneiro – símbolos sagrados do amor à pátria e do verdadeiro culto à caridade cristã."

Nenhum comentário: