Tão felizes em suas estreias, alguns cineastas terminaram perseguidos
por elas. Outros, tomados pela audácia, pela liberdade criativa, foram além:
mudaram as regras da sétima arte. A lista abaixo traz nomes consagrados, vários
com carreiras sólidas e prêmios às dúzias.O amontoado não deixa de ser uma boa viagem pela
História do Cinema e a anunciação de autores e momentos importantes como nouvelle vague, cinema novo alemão, free cinema inglês, cinema novo brasileiro, nova
Hollywood, entre outros. Não custa lembrar: a lista é puramente pessoal.
Para uma lista ousada como tal,
estipulamos algumas regras.
§ considerado longa-metragem um filme com 70 minutos ou mais, como
previsto pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).
§ Filmes de diretores que possuem apenas um trabalho - como Mario Peixoto
e Charles Laughton - não foram considerados, pois não houve a evolução de uma
carreira no ofício.
§ Filmes de diretores que fizeram apenas um longa, mas que possuíam antes
médias e/ou curtas-metragens, foram considerados, caso de Jean Vigo.
§ Trabalhos em codireção foram considerados.
100) Angel – O Anjo da Vingança (Neil
Jordan, 1982)
99) O Relojoeiro (Bertrand Tavernier,
1974)
98) Vivendo na Corda Bamba (Paul
Schrader, 1978)
97) Geração (Andrzej Wajda, 1955)
96) Carrossel da Esperança (Jacques
Tati, 1949)
95) Fuga Para Odessa (James Gray, 1994)
94) Na Mira da Morte (Peter
Bogdanovich, 1968)
93) Ganga Zumba (Carlos Diegues, 1963)
92) Metropolitan (Whit Stillman, 1990)
91) Eu Matei Jesse James (Samuel
Fuller, 1949)
90) Chocolate (Claire Denis, 1988)
89) Quero Ser John Malkovich (Spike
Jonze, 1999)
88) O Leão no Inverno (Anthony Harvey,
1968)
87) O Jovem Törless (Volker Schlöndorff,
1966)
86) Gosto de Sangue (Joel e Ethan Coen,
1984)
85) O Pranto de um Ídolo (Lindsay
Anderson, 1963)
84) O Pássaro das Plumas de Cristal
(Dario Argento, 1970)
83) Jogada de Risco (Paul Thomas
Anderson, 1996)
82) O Signo do Leão (Eric Rohmer, 1962)
81) Suzaku (Naomi Kawase, 1997)
80) O Pequeno Apartamento (Marco
Ferreri, 1959; cod. Isidoro M. Ferry)
79) Lola, a Flor Proibida (Jacques
Demy, 1961)
78) Isto É Spinal Tap (Rob Reiner,
1984)
77) Rio, 40 Graus (Nelson Pereira dos
Santos, 1955)
76) Cenas de Caça na Baixa Baviera
(Peter Fleischmann, 1969)
75) A Estrutura de Cristal (Krzysztof
Zanussi, 1969)
74) O Jogo de Emoções (David Mamet,
1987)
73) Despedida de Ontem (Alexander
Kluge, 1966)
72) Uma Cidade de Amor e Esperança
(Nagisa Oshima, 1959)
71) O Último Golpe (Michael Cimino,
1974)
70) Barravento (Glauber Rocha, 1962)
69) Desejo Não Alcançado (Shohei
Imamura, 1958)
68) Sexo, Mentiras e Videotape (Steven
Soderbergh, 1989)
67) Artesão Pickpocket (Jia Zhangke,
1998)
66) Amarga Esperança (Nicholas Ray,
1948)
65) Here Is Your Life (Jan Troell,
1966)
64) O Velho e o Menino (Claude Berri,
1967)
63) Quando os Jovens Se Tornam Adultos
(Barry Levinson, 1982)
62) Quem Tem Medo de Virginia Woolf?
(Mike Nichols, 1966)
61) Crimes da Alma (Michelangelo
Antonioni, 1950)
60) Encurralado (Steven Spielberg,
1971)
59) Stella (Mihalis Kakogiannis, 1955)
58) O Homem Que Se Vendeu (Preston
Sturges, 1940)
57) A Infância de Ivan (Andrei
Tarkovski, 1962)
56) Corpos Ardentes (Lawrence Kasdan,
1981)
55) A Greve (Sergei Eisenstein, 1925)
54) Desajuste Social (Pier Paolo
Pasolini, 1961)
53) Um Dia em Nova York (Stanley Donen
e Gene Kelly, 1949)
52) Um de Nós Morrerá (Arthur Penn,
1958)
51) O Matador de Ovelhas (Charles
Burnett, 1978)
50) Carter – O Vingador (Mike Hodges,
1971)
49) Nocturno 29 (Pere Portabella, 1969)
48) Terra de Ninguém (Terrence Malick,
1973)
47) Mulheres e Luzes (Federico Fellini,
1950; cod. Alberto Lattuada)
46) A Margem (Ozualdo Ribeiro Candeias,
1967)
45) Nosso Barco, Nossa Alma (David
Lean, 1942; cod. Noël Coward)
44) O Filho de Saul (László Nemes,
2015)
43) Mad Max (George Miller, 1979)
42) Anjos do Pecado (Robert Bresson,
1943)
41) A Terça Parte da Noite (Andrzej
Zulawski, 1971)
40) Sombras (John Cassavetes, 1959)
39) O Assassino (Elio Petri, 1961)
38) Os Cafajestes (Ruy Guerra, 1962)
37) Pedro, o Negro (Milos Forman, 1964)
36) A Falecida (Leon Hirszman, 1965)
35) Ainda Resta uma Esperança (John
Schlesinger, 1962)
34) A Faca na Água (Roman Polanski,
1962)
33) O Pântano (Lucrecia Martel, 2001)
32) Eu, um Negro (Jean Rouch, 1957)
31) Eraserhead (David Lynch, 1977)
30) A Bela e a Fera (Jean Cocteau,
1946)
29) A Honra Perdida de Katharina Blum
(Margarethe von Trotta, 1975; cod. Volker Schlöndorff)
28) A Noite dos Mortos-Vivos (George A.
Romero, 1968)
27) E Deus Criou a Mulher (Roger Vadim,
1956)
26) Infância Nua (Maurice Pialat, 1968)
25) Touki Bouki – A Viagem da Hiena
(Djibril Diop Mambéty, 1973)
24) Os Duelistas (Ridley Scott, 1977)
23) Sem Destino (Dennis Hopper, 1969)
22) A Força do Mal (Abraham Polonsky,
1948)
21) La Pointe-Courte (Agnès Varda,
1955)
20) O Bandido da Luz Vermelha (Rogério
Sganzerla, 1968)
19) 12 Homens e Uma Sentença (Sidney
Lumet, 1957)
18) Nas Garras do Vício (Claude
Chabrol, 1958)
17) Porto das Caixas (Paulo César
Saraceni, 1962)
16) Paris Nos Pertence (Jacques
Rivette, 1961)
15) Performance (Nicolas Roeg e Donald
Cammell, 1970)
14) Gente no Domingo (Robert Siodmak,
Edgar G. Ulmer e Fred Zinnemann, 1930; cod. Rochus Gliese e Curt Siodmak)
13) Acossado (Jean-Luc Godard, 1960)
12) Bandidos de Orgosolo (Vittorio De
Seta, 1961)
11) Sorgo Vermelho (Zhang Yimou, 1987)
10) De Punhos Cerrados (Marco
Bellocchio, 1965)
9) Os Incompreendidos (François
Truffaut, 1959)
8) O Espírito da Colmeia (Víctor Erice,
1973)
7) São Paulo, Sociedade Anônima (Luís
Sérgio Person, 1965)
6) A Canção da Estrada (Satyajit Ray,
1955)
5) Obsessão (Luchino Visconti, 1943)
4) O Atalante (Jean Vigo, 1934)
3) O Falcão Maltês (John Huston, 1941)
2) Hiroshima, Meu Amor (Alain Resnais,
1959)
1) Cidadão Kane (Orson Welles, 1941)
Fonte: https://palavrasdecinema.com/
Observação: Os títulos grifados em negrito foram vistos por Dimas Oliveira
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