Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Revisão de "As Aventuras de Omar Khayyam" mais de 60 anos depois





Nesta sexta-feira, 30, mais de 60 anos depois, a oportunidade de rever "As Aventuras de Omar Khayyam" (The Live, Loves and Adventures of Omar Khayyaan), de William Dieterle, 1957. Assisti ao filme, ainda garoto, com 11 anos, em 1959, no Cine Madrid.

No século XI, na cidade persa de Nishapur, o poeta  matemático Omar Khayyam (Cornel Wilde) está apaixonado pela bela Sharain (Debra Paget), quando o Xá (Raymond Massey) decide tomá-la como sua esposa, a quarta, depois que é oferecida pelo seu pai, o imã Nowaffak (Morris Ankrum), destroçando o coração de Omar, que ganha de presente a escrava Yaffa (Joan Taylor). O irmão do Xá, Tutush (Abraham Soffaer), é assassinado por uma seita. 

Omar Khayyam tem dois amigos: o rico comerciante Sabah (Michael Rennie) e Nizam (Sebastian Cabot), que é o primeiro-ministro do Xá. Omar se torna conselheiro encarregado de desenvolver um novo calendário e criar estratégias militares; Sabah fica sendo o Guarda do Tesouro. Mesmo desgostoso, Omar continua leal ao Xá e ao seu filho, príncipe Malik (John Derek), e os ajudará a enfrentar várias ameaças e traições, como a guerra contra os bizantinos e a rebelião do príncipe Ahmud (Perry Lopez), que se alia à seita de assassinos, liderada por um mestre misterioso.

Omar Khayyam na vida real no século 11 na Pérsia foi atrás da ciência e da literatura e se tornou um poeta, filósofo, matemático e fez o primeiro calendário solar para a humanidade.

A trilha sonora foi composta por Victor Young- seu último trabalho em Hollywood. Inclui: “"The Loves of Omar Khayyam" ("Os Amores de Omar Khayyam", música tema), música e letra de Jay Livingston e Ray Evans; "Take My Heart" ("Pegue Meu Coração"), música de Victor Young e letra de Mack David; "Tell My Love" ("Diga, Meu Amor"), música de Victor Young e letra de Jay Livingston; e "Lament" (Lamento), letra de Moises Vivanco, interpretada por Yma Sumac, eua atua no filme, como Karina, serva de Sharain.

Ainda no elenco: Margareth Hayes, Edward Platt e Henry Brandon mais Audrey Lowell, Florine Carlan, Joyce Meadows, Joyce Vandeveen, Le Belser, Mary McClay, Sonia Werner e Valerie Allen, como as mulheres do harém.

Nenhum comentário: