Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pesquisa para senador: que metodologia usar?

Por César Maia
1. Neste ano teremos eleições para senador com duas vagas. Ou seja, o eleitor votará duas vezes para senador: digita um número e depois digita outro. Se digitar o mesmo número duas vezes, valerá um voto para seu candidato e não dois.
2. Mas a questão básica é saber como se pesquisa nesses casos em que se vota duas vezes? Lembre-se que isso só ocorre para senador. Para presidente, governador, deputado federal e deputado estadual, se vota uma vez só.
3. Os institutos devem pesquisar apresentando o disco com a lista de candidatos e pedindo que o eleitor marque o primeiro voto e depois outro disco pedindo que o eleitor marque o segundo voto? Ou apresentar um disco só e pedir que marque dois nomes de uma vez?
4. O resultado, aplicando um método e outro método, não é o mesmo. A diferença não é tão grande. O que tem ocorrido, na segunda hipótese, é o aumento dos votos brancos, nulos e dos que não respondem.
5. Seria importante que as escolas de estatística e os institutos de pesquisa definissem um método só para dois votos ao Senado.
Fonte: "Ex-Blog do César Maia"

Nenhum comentário: