Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Filmes de Olney São Paulo serão exibidos no tributo ao cineasta

Olney São Paulo (D) com Edgar Moura, na filmagem de "Sob o Ditame de Rude Almajesto: Sinais de Chuva"
Foto: Regina Machado
Falta pouco mais de uma semana para a realização do Tributo a Olney São Paulo, “homenagem póstuma para manter viva na lembrança de Feira de Santana a obra do cineasta”. O evento acontece na sexta-feira, 7 de agosto, às 20 horas, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
A realização é da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte Lazer e da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, e da Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense.
O evento póstumo marca os 73 anos de idade que Olney completaria se estivesse vivo. Neste 2009, foi completado o 31º ano de seu falecimento.
Na programação, a participação dos filhos Ilya São Paulo, que é ator - vem do Rio de Janeiro para a homenagem -, e Olney São Paulo Júnior, que é músico - vem de Salvador. Também exposição de fotografias, exibição de filmes do cineasta (os títulos preciosos garimpados são surpresas), painel com Tuna Espinheira (“Trajetória Histórica do Cineasta”); José Umberto, Robinson Roberto e Roque Araújo (“Importância de Olney São Paulo”); e André Setaro (“Olney em Visão Crítica”).
“Em um país que despreza a memória cultural e histórica como o Brasil, onde reina o menosprezo, trata-se de um marco alentador”, considera Carlos Brito, da Fundação Senhor dos Passos.
“O propósito é que não se perca um ícone da memória da cidade e que sua obra seja discutida por especialistas", afirma o jornalista Dimas Oliveira, que coordena o evento. Para ele, o objetivo é “manter viva na lembrança de Feira de Santana a obra de Olney São Paulo”, bem como “o fomento da cultura cinematográfica, através da pesquisa, do estudo, do intercâmbio, bem como da preservação da memória”.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Nenhum comentário: