Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 24 de julho de 2009

DVD "Fragmentos da História de Feira de Santana" tem lançamento

A Fundação Senhor dos Passos promove o lançamento do DVD "Fragmentos da História de Feira de Santana", nesta sexta-feira, 24, às 20 horas, no Espaço de Eventos Pirelli, no Memorial de Feira de Santana, antigo Casario Fróes da Motta. De fato, um encontro com o passado de Feira de Santana, pelo resgate da memória.
No volume 1 (Imagem da capa e contracapa), os filmes "Princesa do Sertão", de 1963, da série "Edição Extra" da Índio Filme do Brasil, realizado em 16mm, preto & branco, com imagens de F. Santos. Tem imagens em movimento do então prefeito Francisco Pinto (sem a barba que depois o caracterizou) e Eduardo Fróes da Motta recebendo o ex-presidente Juscelino Kubitschek (mandato de 1956 a 1961) em evento político no Cine Teatro Íris lotado até em suas galerias, bem como imagens do Ginásio Municipal, Colégio Santanópolis, com Áureo Filho, da Cal Sublime, com Bernardino Menezes, de Vicente Leite, Eme Portugal, da feira livre no centro da cidade, do comércio de fumo.
Outro filme do volume 1 é "Micareta de Feira de Santana", de 1968, P&B, também realizado por Oscar Santana. Mostra imagens da 29ª edição da festa, nas ruas (Trio Elétrico Tabajara, escolas de samba, préstito) e nos clubes - Euterpe Feirense (com José Falcão se esbaldando no salão), Feira Tênis Clube e, principalmente, Clube de Campo Cajueiro, com a Banda do Caneção, Ferreirinha como Rei Momo e desfile de fantasias (Charles Albert, Wilza Carla).
No volume 2, o filme "Os Pioneiros", de 1968, realizado por Oscar Santana (da Sani Filmes, de Salvador), com assistência de Marinoel Martins (que atuou em "Grito da Terra", de Olney São Paulo). As imagens, também em P&B, foram captadas por Osantini Benedito José. Trata-se de um documentário - tem parte dramatizada para justificar o título -, que mostra a cidade no segundo ano do primeiro governo de João Durval Carneiro e o desenvolvimento que teve. O outro filme é "Lojista do Ano", sobre premiação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), nos anos 60.
Oginalmente, esses filmes foram realizados em bitolas 16mm e 35mm, e foram telecinados para a mídia digital. Segundo o professor Carlos Brito, a coletânea de dois discos, "Fragmentos da História de Feira de Santana", tem tiragem de 1.000 cópias, para distribuição dirigida aos convidados do evento desta noite, bem como destinado a instituições, dando a necessária visiblidade. O Núcleo de Preservação da Memória Feirense está assim investindo na formatação de coletânea de registros realizados em DVD.

3 comentários:

Anônimo disse...

Dimas, como se pode adquirir o DVD?

Climeres disse...

Gostaria de adquirir o DVD.Onde encontrá-lo?

ivan disse...

Gostaria de adquirir os dvds.Como proceder?