Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Evento discute Enfermagem Neonatal e Pediátrica

Com o apoio da FTC Feira de Santana será realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, o I Workshop de Enfermagem Neonatal e Pediátrica de Feira de Santana. O tema central é “Enfermagem Intensiva Neonatal e Pediátrica: Das Evidências Científicas à Segurança do Paciente”. O evento, que acontece no auditório da Faculdade Anísio Teixeira, Centro Empresarial Rosilda Dantas, na avenida João Durval Carneiro, é promovido pelo professor Luciano Marques, da FTC, e alunos do curso orientados por ele no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A expectativa é reunir cerca de 300 participantes, entre estudantes, professores e profissionais de enfermagem.
Luciano Marques entende que a realização do evento justifica-se pelo fato de ser um momento propício para a reflexão, por parte dos profissionais de enfermagem, do cuidado que vem sendo prestado ao neonato, à criança e sua família. “Servirá, também, como ponto de partida para a discussão das evidências científicas consolidadas no campo da Enfermagem Neonatal e Pediátrica”, acrescenta o professor.
Humanização
Luciano explica que, nos últimos anos, profissionais das Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos tomaram um novo rumo no atendimento ao neonato e à criança gravemente enferma. Introduziram no cenário cotidiano, princípios da humanização da assistência, com destaque para a inclusão da família e suas necessidades biopsicossociais, conforme normas e resoluções do Ministério da Saúde.
“A família passa a ser vista como mais um membro das Unidades de Cuidados Intensivos, com demandas a serem atendidas pelos profissionais de saúde. Inicia-se um processo de investimento no contexto da pesquisa, com vistas a assegurar uma assistência de qualidade e excelência ao neonato e à criança graves e a seus familiares”, salienta o professor.
Temas
Neste evento científico serão discutidos temas pertinentes à prática da Enfermagem Intensiva Neonatal e Pediátrica, capazes de fortalecer sua prática, com vistas à melhoria do cuidado. Dentro desta temática, destaca-se a participação da família nos cuidados ao neonato e à criança, a prática do Método Mãe Canguru, os cuidados voltados à prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, os avanços na terapia intravenosa, as novas diretrizes internacionais de reanimação tanto neonatal quanto pediátrica.
As inscrições estão sendo feitas na área de convivência da FTC. A taxa é R$ 50,00. As 100 primeiras inscrições terão direito à adesão a Curso Pré-Workshop e Encontro Social.
(Com informações da jornalista Socorro Pitombo, da Assessoria de Comunicação da FTC)

Nenhum comentário: