Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 30 de agosto de 2008

Eleições nos Estados Unidos: Quebras de barreiras políticas

Por Artur Renato Almeida, de São Paulo

Para quem gosta de política, para quem acredita na política como instrumento fundamental das grandes transformações dos povos e das nações, vale a pena observar com dedicada atenção o atual cenário político americano, especialmente os fatos que marcam essa etapa de escolha dos candidatos dos partidos Democrata e Republicano. Surpresas, quedas de velhas barreiras políticas, novos padrões de comportamento surgem no processo de escolha dos candidatos e novas “falas” conceituais se apresentam.
Pela primeira vez um negro, Barack Obama, com 47 anos, é indicado para a Presidência da República por um grande partido e com chance de vencer a eleição. Além de sua característica racial, filho de pai africano, o candidato chega a ter até um “Hussein”, nome tipicamente muçulmano, como seu nome do meio. Barack Hussein Obama é o nome completo do candidato do Partido Democrata. O senador Joe Biden, de 65 anos, foi escolhido como seu companheiro para a vice-presidência. Ele é veterano na vida política e tem história vinculada ao senado onde está há 35 anos e é especialista em política externa. Por sua vez, o candidato republicano John McCain, de 72 anos, que se eleito será o mais velho presidente americano a assumir o cargo para um primeiro mandato, herói de guerra, que admira falar de combates, escolhe para a vice-presidência uma mulher, Sarah Palin, governadora do Estado do Alaska, um dos menos populosos do país. Ela tem 44 anos, portanto, muito mais jovem que McCain, é mãe de cinco filhos com idades que variam de quatro meses aos 18 anos, um deles portador da Síndrome de Down. A governadora tem discurso de defesa do meio-ambiente, foi apresentada por McCain como dotada de compaixão e de princípios sólidos no campo ético e que luta contra o desperdício de dinheiro público e a corrupção. Ela é pouco conhecida no cenário político norte-americano. Sabe-se que é conservadora de raiz, é contra o aborto e a união gay, tem posição favorável ao porte de armas e é tida como independente, tendo denunciado quando assumiu o Governo do Alaska pessoas do seu próprio partido por condutas antiéticas. Já se anuncia, entretanto, uma investigação sobre ela por ter demitido de um cargo no governo um cunhado após ele ter se separado de sua irmã.
Enfim, está realmente muito interessante acompanhar o espetáculo da democracia norte-americana. Uma coisa é certa, ninguém quer saber do Bush.
Como é bom saber, entretanto, que ainda há governante, e o exemplo pode ser dado olhando para a nossa querida Feira de Santana, que no fim de mandato praticamente todos falam bem e o candidato do seu partido à sua sucessão tem orgulho de ostentar e efusivamente defender publicamente o seu nome.
* Artur Renato Almeida é feirense. Atualmente em São Paulo, onde atua como consultor, é integrante da diretoria do Centro de Comércio do Estado de São Paulo, entidade vinculada à Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio).


3 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Dimas,
Como sempre estou pensando em Feira de Santana, não consigo deixar de associar fatos à minha terra e, também, fico sempre com vontade de oferecer alguma colaboração por mais singela que seja para estímulo ou fomento de reflexões e debates. Recentemente lhe enviei uma notícia e um texto que você gentilmente colocou na íntegra no seu blog. Hoje, me deu vontade de escrever um outro texto versando sobre a eleição presidencial americana. Gostaria de deixar bem claro que o meu propósito é de apenas colaborar, como já dito acima, para o despertar de reflexões e debates e de manter contato com um amigo feirense. Utilize os meus textos da melhor forma que lhe convier, o que implica, inclusive, na minha compreensão da não divulgação dos mesmos conforme o seu critério. Segue um novo texto.

Cordial abraço, sempre à disposição.
Artur Renato Almeida

Anônimo disse...

prezado dimas, veja a critica do Blog da Feira ao governo Wagner!

Anônimo disse...

O Blog Demais tem sido um espaço atualizado diariamente e várias vezes ao dia pelo jornalista Dimas Oliveira. Com coerência e equilíbrio, ele está antenado e acompanha os bastidores da política para fazer suas postagens que incomodam tanto.