Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 26 de abril de 2016

Falecimento de Zé Pinto

"Lamentamos profundamente o falecimento, nesta terça-feira, do ex-vereador José Ferreira Pinto, Zé Pinto (Foto: Blog Por Simas)". Assim, o prefeito José Ronaldo registra em sua página no Facebook a morte do conhecido homem público. 

"Que Deus possa confortar os familiares neste momento de luto e dor", estimou.

O velório ocorre na Pax Cristo Rei, na rua Arnold Silva, Kalilândia, e o sepultamento se dará nesta quarta-feira, no Cemitério Piedade, às 15 horas.
 

Quem era
Zé Pinto foi aluno do Colégio Santanópolis, para onde foi levado depois de aprender as séries iniciais. Além de Científico e Contabilidade, fez curso prático de Farmácia, em Salvador. Ele foi balconista das Casas Pernambucanas. Com a implantação do sistema de transporte coletivo, conseguiu emprego de cobrador, de onde surgiu a idéia de criar um sistema de transporte alternativo, inicialmente com Kombi e depois com micro-ônibus, sendo o pioneiro no setor, em 1962.
Em 1967, adquiriu a Farmácia Pinto, situada na avenida Senhor dos Passos, que perdurou até 1981. Foi também proprietário da Lanches Pigale.
Entrou na política e por seis vezes exerceu o mandato como vereador. Seu primeiro mandato foi de 1967 a 1982, quando atuou com 1º secretário. Como presidente da Câmara Municipal, exerceu o cargo de prefeito por várias vezes substituindo João Durval e, posteriormente, José Falcão da Silva.
Na Câmara teve uma atuação profícua, criando projetos como o que introduziu as bandeiras do Brasil, da Bahia e de Feira de Santana; e o que apresentou o slogan para abertura dos trabalhos da Câmara: “Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos...”.
Foi diretor de diversos órgãos públicos e de setores da sociedade organizada: presidente da Liga Feirense de Esportes (1964); diretor do Cerin - 2ª Região Administrativa, por quatro anos; era membro do Rotary Club Feira-Leste.
Recebeu honrarias como comendador da Ordem do Mérito de Feira de Santana; Comenda Maria Quitéria; Comenda Vereador Dival Figueredo Machado; Título de Sócio Paul Harris do Rotary International; Medalha do Supremo Conselho do Brasil para o O.R.E.A.A; Medalha de Grande Benemérito do Lyons Club.
Tem seu nome homenageado na Sala de Finanças da Câmara e em Colégio Estadual, no bairro Campo Limpo.
Casou-se primeiras núpcias com a professora Bernadete Maria Rodrigues Leite Pinto, com quem teve quatro filhos: José Ângelo, José Filho, Ângela Virgínia e Rita dc Cássia. Tem outros filhos:
Isaura Gabriela, Ângelo Gabriel e um adotivo, Thomas Adrian.
"Zé Pinto foi uma personalidade que deu grande contribuição para o crescimento de Feira de Santana", encerrou José Ronaldo.
Fonte: Página no Facebook do Prefeito José Ronaldo

Um comentário:

Anônimo disse...

Notícia realmente muito triste. José Ferreira Pinto, Zé Pinto, tem contribuições importantes na história de Feira de Santana. Sempre muito cordial e generoso, tenho boas e emocionantes lembranças de Zé Pinto. Desde criança tive momentos de convivência com ele que com regularidade o encontrava conversando com meu pai Nozinho Almeida. Aproveito este espaço, agradecendo a compreensão do Dimas Oliveira, para externar à família, a José Ângelo em especial, os meus votos de profundo pesar e de conforto e solidariedade pelo passamento de José Ferreira Pinto, o grande Zé Pinto. Artur Renato Brito de Almeida, um feirense, de São Paulo.