Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Crianças do CEC apresentam "A Pérola"

“Nenhuma criança pode deixar de acreditar nos seus sonhos. Eu queria ser ator e hoje estou aqui, no palco, apresentando a minha peça.” A frase partiu de Alan Amaral de Jesus, de apenas nove anos, aluno do Centro Municipal de Educação Complementar Dom Silvério Albuquerque, ao final da apresentação do espetáculo "A Pérola", que aconteceu na tarde de quarta-feira, 7, no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro.
Na platéia, familiares das crianças, professores, coordenadores pedagógicos, membros da equipe técnica da Secretaria da Educação e a secretária Ana Rita de Almeida Neves assistiram à apresentação, embevecidos.
O espetáculo "A Pérola" integra o Projeto de Cidadania do CEC que encerra as atividades do ano de 2007. A exposição de 32 quadros pintados pelas próprias crianças completa o projeto. Em cena, os alunos-atores apresentaram um pouco da sua história de vida, marcada pelos anseios e carências da gente humilde da periferia, mas também cheia de sonhos e ternura.
O Centro de Educação Complementar, como o próprio nome sugere, atende a crianças de escolas públicas no turno oposto ao da escola convencional. Os alunos são envolvidos em atividades sócio-educativas como teatro, música, dança, e são acompanhados por professores em atividades de reforço escolar, entre outras. O CEC atende aos alunos das escolas municipais Antonio Elói da Costa e Elizabeth Johnson.
Dez crianças encenaram a história vivida por gatinhos - de um lado aqueles com melhores possibilidades de acesso à qualidade de vida; do outro, alguns em possível situação de vulnerabilidade social. A criatividade e o empenho das crianças, na faixa etária entre nove e 11 anos, impressionou o público.
O espetáculo foi escrito pela professora Carla Linhares, da Secretaria da Educação, direção artística do professor Luciano Freire, responsável pelas oficinas de teatro do CEC, direção musical do professor Welington Nery, das oficinas musicais, e figurino e maquiagem da artista plástica Veroka que também integra a equipe.
EXPOSIÇÃO DE ARTE
Na mesma tarde, o público conferiu as pinturas dos alunos que também expressam sua vida cotidiana, especialmente, os sonhos e desejos. Nas telas, casas, brinquedos, futebol, a escola, a natureza, as figuras familiares, professores e, acima de tudo, muito colorido. A artista plástica Veroka, idealizadora e orientadora do projeto, explica que esta exposição traz uma releitura da obra de Romero Brito, pintor pernambucano cujos trabalhos são marcados pelo colorido. “São quadros muito alegres, cheios de vida; as crianças se identificaram logo”, diz.
Esta é a quarta exposição dos estudantes do CEC Dom Silvério Albuquerque. Nos anos anteriores, sob a orientação de Veroka, eles homenagearam os artistas feirenses Raimundo de Oliveira, Gil Mário. É acima de tudo o resultado de um trabalho de arte que é feito com os estudantes durante todo o ano.
A exposição segue no foyer do Centro de Cultura Maestro Miro até o dia 14 de novembro. A professora Cleonice Cerqueira, coordenadora do CEC, disse que a oportunidade de apresentar o talento dos alunos é fundamental para elevar a auto-estima deles e valorizar o trabalho desenvolvido pela proposta de educação complementar. A secretária Ana Rita de Almeida Neves parabenizou a equipe e também os estudantes pela criatividade. “A arte é estratégia de aprendizagem e também de educação muito especial, que mexe com a vida das pessoas. E nossos estudantes são sempre muito criativos”, comemorou.
Estiveram também presentes a diretora do Departamento de Ensino, professora Cássia Braz; a chefe do Núcleo de Apoio ao Estudante, Rosana Vieira; membros da equipe técnica da Secretaria da Educação e professores do CEC.

Nenhum comentário: