Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Rollie E. Poppino, o primeiro historiador da Feira de Santana



É praticamente inevitável. Qualquer estudo mais aprofundado sobre a história de Feira de Santana não pode deixar de citar, entre as fontes, o nome de Rollie Edward Poppino. O historiador norte-americano esteve nessa cidade na primeira metade da década de 1950, pesquisando sobre a história da Princesa do Sertão, para a elaboração de sua tese de doutorado na Universidade de Stanford, intitulada “Princess of the Sertão: A history of Feira de Santana”. 

Produzida entre os anos de 1951 e 1953, a tese foi depois transformada no livro “Feira de Santana”, que só viria a ser publicado em 1968, pela Coleção Baiana da Editora Itapuã. Mesmo sendo uma raridade, encontrado apenas em algumas bibliotecas públicas e em poucos acervos particulares, mas amplamente transcrito e fotocopiado, no todo ou em parte, por estudantes, pesquisadores ou amantes da história feirense, o livro de Poppino tem sido fonte inesgotável para estudos sobre Feira de Santana e também para a elaboração de políticas públicas no município. 

Considerado um clássico e um marco na historiografia feirense, “Feira de Santana” abrange o período entre 1860 e 1950, abordando os diversos aspectos da história da cidade, desde as condições econômicas da origem e do crescimento do município, até os seus avanços nas áreas da urbanização, da educação, da cultura e das tecnologias, na primeira metade do século XX. Poppino realizou suas pesquisas sob a coordenação do médico e antropólogo baiano Thales de Azevedo, como parte do Projeto Columbia, uma parceria entre a Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque, e a Secretaria de Educação e Saúde do Estado da Bahia, cujo titular era o educador Anísio Teixeira.

Essa história é contada em vídeo publicado no Memorial da Feira, portal mantido na internet pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Comunicação Social. Os entrevistados são a professora e doutoranda em História, Larissa Penelu; o professor e doutor em Estudos Étnicos, Bel Pires; e Carlos Brito, coordenador do Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie Poppino, mantido pela Fundação Senhor dos Passos. O endereço do portal é www.memorialdafeira.ba.gov.br.



Nenhum comentário: