Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Mochila Anticovid-19 é desenvolvida por estudantes do Ensino Médio Sesi e Senai de Feira de Santana

Projeto selecionado para etapa final do Desafio Relâmpago - Volta às Aulas, do Torneio Sesi de Robótica


Em meio ao debate sobre a possibilidade de uma retomada segura das atividades escolares presenciais no Brasil, o Sesi Nacional lançou um desafio relâmpago, com foco na volta às aulas, para estudantes de nove a 18 anos. Um dos projetos selecionados para a etapa final é uma mochila anticovid-19, de quatro alunos baianos, da Escola Sesi Feira de Santana.  
A solução elaborada por Micael Souza, 17, Matheus Rosa, 17, Robert Viana,18, e Pauline Nascimento, 17, do terceiro ano da turma de Novo Ensino Médio (NEM) Sesi/Senai (eles também fazem curso técnico em Eletrotécnica) consiste numa mochila confeccionada com tecido anticovid, feito com micropartículas de prata, que conseguem inativar diversos microrganismos em até dois minutos, inclusive o novo coronavírus. 
Além do tecido, a mochila tem um design pensado para evitar contaminações: o projeto utiliza tecido de íons de prata como material externo e interno, tem um estojo embutido em uma das alças para evitar que a mochila seja aberta frequentemente, pequenos cravos na base para diminuir a área total de contato com o solo. "E ainda zíperes escondidos, bolsos internos para armazenamento de máscaras e álcool gel, e um bolso térmico para conservar a temperatura da garrafinha de água individual, já que bebedores não são recomendados", explica uma das inventoras, Pauline Nascimento.  
A partir do desafio, os alunos refletiram sobre o uso das mochilas que, além de apresentarem uma exposição significativa aos ambientes (escola, meio de transporte, dentro das casas), participando de todo o percurso, da chegada à escola até a volta ao lar. "Mesmo usando máscaras e respeitando o distanciamento, este item pode ser um vetor de contaminação para estudantes, professores e a própria família, o que foi levado em consideração", argumenta o coordenador de Robótica do Sesi Bahia, Fernando Didier. 
O primeiro protótipo da mochila - tecido tricoline, tecido tricoline antiviral, zíper, argolas, cursores, regulador de alça, TNT, viés e serviço de costura - custou R$ 112,60. De acordo com o professor orientador da equipe, José Augusto Júnior, a curto prazo, a equipe pretende realizar parcerias com escolas que já voltaram às aulas presenciais e também uma vaquinha virtual para arrecadar fundos e produzir de 50 unidades para doação.  
Ao todo, 120 equipes se inscreveram para o Desafio Relâmpago - Volta às Aulas. Na fase final 18 equipes foram selecionadas para uma entrevista online com os juízes, entre elas a Equipe 4F da Escola Sesi José Carvalho de  Feira de Santana. Os projetos vencedores serão conhecidos em 16 de dezembro.
(Com informações da Gerência de Comunicação Institucional do Sistema Fieb)

Nenhum comentário: