Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Aprenda a arquitetar a proposta de compra de um imóvel em Vitória da Conquista

 Arquitetar uma proposta de compra de imóvel, exige muita atenção. Após ler este artigo você estará ciente do que é essa proposta, a relevância e os erros mais comuns cometidos.

Um dos momentos da vida em que o planejamento financeiro é mais do que necessário é na hora de comprar imóveis em Vitória da Conquista. Quer seja a sua primeira ou a terceira compra, é necessário permanecer atento e planejar bem para evitar decepções futuramente. No momento anterior a esta fase, a proposta de compra de um imóvel requer cautela redobrada para se tomar a decisão certa.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com dicas de como arquitetar uma proposta de imóvel. Após entender, você aprenderá o intuito da proposta, sua importância, os erros mais comuns e até mesmo quando é o melhor momento para formular a proposta.

A importância de uma proposta de compra

O seu principal objetivo é privar todas as partes envolvidas no negócio referente a toda complexidade causada por erros de interpretação durante a negociação. Essa proposta, quando documentada em cartório, formaliza que houve um acordo entre ambos os contratantes. Por este motivo, é recomendado contar com a ajuda de um corretor ou de uma imobiliária nesses momentos, ou seja, solicitar que um especialista de confiança esteja envolvido nessa negociação. Com ajuda especializada você terá a garantia de evitar dores de cabeça e lidar com toda parte burocrática neste tipo de negociação.

Qual o momento ideal para fazer essa proposta?

Mesmo que o cenário atual esteja em instabilidade econômica no país é possível fazer um bom negócio envolvendo o ramo imobiliário. Isso aconteceu porque no início da crise, a grande parte dos proprietários optaram por segurar o preço dos imóveis considerando que seria passageiro, mas visto que a crise permaneceu os mesmos foram motivados por vender rapidamente na intenção de liquidar o valor estacionado no imóvel. O melhor a ser feito em um momento como este, é ter o dinheiro para pagamento à vista. Assim, é possível fechar a compra com desconto de até 15% do valor negociado pelo simples fato de se ter quantia integral para transferência de forma imediata.

O que é uma proposta de compra de imóvel?

Uma proposta é um documento que expressa os interesses do comprador para o proprietário. Se aceita, faz parte do primeiro lote de documentos assinados e autenticados por ambas as partes, estabelecendo-se assim um acordo mútuo e reconhecido em cartório.

Portanto, é importante ter algumas informações documentadas. Descubra quais são abaixo:

Documentos do interessado pelo imóvel:

l  Nome;

l  RG e CPF;

l  Telefone ou e-mail para contato.

Documentos referente ao imóvel:

l  Endereço;

l  Especificações;

l  Dimensões do imóvel.

Documentos fornecidos durante a negociação:

l  Valor estabelecido pelo interessado e formas de pagamento;

l  Caso tenha, nome do corretor ou da imobiliária responsável pela negociação;

l  Data de emissão da proposta;

l  Assinatura do interessado.

O contrato deve ser redigido de forma clara e objetiva, contendo todas essas informações necessárias. Assim, fica fácil para o proprietário compreender quem é o interessado, o que ele quer e como irá pagar pelo imóvel.

Quais são os principais erros nas propostas?

Não há nada pior em uma negociação do que a falta de clareza referente ao valor do bem. Por isso, opte sempre por um contrato claro e de fácil entendimento. Procure descrever qual a sua intenção e forma de pagamento pelo bem envolvido.

Caso não entenda do assunto, procure ajuda de um profissional. Outro ponto é, não atualizar a proposta em casos de renegociação, caso não haja essa atualização muitas divergências podem ocasionar em disputas judiciais e se não houver contrato assinado por ambas as partes, nada poderá ser feito sobre.

O que acontece se a proposta for aceita pelo proprietário do imóvel?

Após a concordância por parte do proprietário, uma reunião será realizada para reforçar as condições estabelecidas no contrato. Neste momento é necessária a presença do comprador e vendedor, ou na ausência destes, pode-se substituir por um representante legal. Sendo assim serão feitos todos os trâmites burocráticos, de forma segura e transparente.

E se a proposta for recusada?

Caso a proposta for recusada pelo proprietário, não há motivos para perder desistir de ter um imóvel. Significa apenas que não foi adequado às condições estabelecidas pelo proprietário. Nesse caso, pode haver outra negociação, muitas vezes partindo do proprietário oferecendo uma contraproposta que seja viável para ambas as partes envolvidas. Podendo ser um ajuste na forma de pagamento, um valor integral, valor de entrada, bens como forma de pagamento, que são comuns em negociações. Mas caso não esteja de acordo com o estabelecido pelo proprietário, é possível encontrar uma casa à venda em Vitória da Conquista em classificados online e oferecer a proposta a outros proprietários.

A compra de um imóvel merece total atenção, pois a proposta é somente o primeiro passa para toda negociação que possa vir adiante. Por isso sempre esteja preparado para qualquer tipo de aquisição, seja de imóveis ou automóveis.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam como arquitetar uma proposta de compra de um imóvel.

Enviado por Oliver Drambuski  - FBS


Nenhum comentário: